"Ninguém educa ninguém. ninguem educa
a si mesmo, os homens se educam entre si,
mediatizadas pelo mundo."
Paulo Freire

26/02/2018 11:31 - ACP: Nota de Reconhecimento e aclamação - Fetems representa a educação pública em MS

Aproximando-se do dia 03 de março, quando completa 39 anos de fundação, nossa Federação é um patrimônio dos educadores de MS e entidade pioneira no movimento sindical
 

A ACP – Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública vem a público reconhecer e destacar a representatividade da Fetems - Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e da qualidade da educação em nosso estado.

Aproximando-se do dia 03 de março, quando completa 39 anos de fundação, nossa Federação é um patrimônio dos educadores de MS e entidade pioneira no movimento sindical. Construída com a solidez de uma instituição que nasceu da organização dos trabalhadores, a Fetems cresceu em tamanho, importância e representatividade. Hoje, é a maior entidade sindical de MS, reunindo 74 SIMTED’s (Sindicatos Municipais dos Trabalhadores em Educação) e mais de 26 mil filiados. Sua relevância é reconhecida pela sociedade, Poder Público, Universidade e demais sindicatos. 

Uma entidade viva, dinâmica e exemplo de organização, a Fetems é protagonista na luta em defesa dos trabalhadores da educação. Sua atuação incessante e indiscutível conquistou avanços fundamentais para a carreira de professores e administrativos da educação pública de MS, inspirando a luta dos trabalhadores no âmbito nacional. Veja algumas das principais conquistas lideradas pela Fetems:

• Professores com o melhor salário do Brasil, com política de aplicação do Piso 20 horas;

• Jornada digna de trabalho que respeita e aplica o 1/3 de hora-atividade na carreira do professor;

• Plano de cargos e carreira sólido;

• Gestão democrática nas escolas estaduais, com eleições para direção há mais de 30 anos;

• Participação efetiva na criação e atual gestão, com demais sindicatos de servidores estaduais, da Cassems, fazendo da Caixa de Assistência à Saúde ser reconhecida nacionalmente como uma das melhores e mais organizadas do país;

• Enfrentamento contra a retirada de direitos da classe trabalhadora, (PEC do Teto de Gastos, Terceirização, Reformas trabalhista, do Ensino Médio e da Previdência), atualmente promovida pelo governo Temer, com o apoio de segmentos da elite que, deliberadamente, patrocinam o golpe contra a democracia e os direitos da população.

Sua atuação forte e comprometida com as causas da classe trabalhadora e do povo deste estado levou a Fetems à natural liderança, não só entre os trabalhadores da educação pública, como também das demais categorias e movimentos sociais.

Quando se aproxima das quatro décadas de luta, a Fetems é celebrada, reconhecida e aclamada como plena representante legal e legítima dos trabalhadores da educação pública de MS. Uma instituição criada, construída e revigorada dia a dia, pela luta de cada professor(a) e administrativo(a) nas escolas e nas ruas deste estado e deste país.

A ACP, com seus 66 anos de história, parabeniza a Fetems por seus 39 anos de lutas e conquistas em defesa dos trabalhadores em educação.

Viva a educação pública, gratuita, de qualidade, laica, inclusiva e democrática! Viva os educadores!

ACP - Desde 1952, nossa luta não para!

Assessoria ACP