"Ninguém educa ninguém. ninguem educa
a si mesmo, os homens se educam entre si,
mediatizadas pelo mundo."
Paulo Freire

05/12/2017 21:24 - Etapa Intermunicipal da CONAPE 2018 é realizada em Dourados-MS

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, na Unigran, em Dourados-MS, foi realizada a Etapa Intermunicipal da CONAPE 2018.

Na quinta-feira, dia 30 de novembro, a abertura contou com apresentações culturais, palestra com a Profª. Drª. Ordália Alves de Almeida (UFMS) e a leitura e aprovação do Regimento Interno da Plenária. O presidente da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Jaime Teixeira participou da abertura da Conferência.

“As CONAPE’s que estão sendo realizadas são para monitorar as metas, e a falta de investimento na Educação. As conferências consolidam o avanço das políticas de educação, especialmente, para o estabelecimento do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014/2024, para consolidação dos planos estaduais/distrital e municipais de educação, bem como para a sua implementação e avaliação”, disse Jaime Teixeira.

No dia 1º de dezembro, aconteceu os debates dos Eixos Temáticos: “O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação”, com a Prof.ª Especialista Deborah Salete Fernandes Cruz (COMED); “Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais”, com a  Prof.ª Me. Elizabete Velter Borges (Unigran); “Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social”, com o Prof.º Dr.º Fábio Berboni (UFGD), “Planos decenais, SNE e democratização da educação: acesso, permanência e gestão”, com a Profª. Dr.ª Andréia Militão (UEMS); “Planos decenais, SNE, educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão”, com o Profº. Dr.º Miguel Gomes Filho(UFGD); “Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação”, com o Profº. Me. Munier Abraão Lacerda (Munamundi); “Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde”, com o Prof.º Esp. Gleice Jane Barbosa e “Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social”, com o Prof.º Dr.º Carlos Vinícius S. Figueiredo (IFMS).

Na Plenária Final foram aprovados os Eixos e escolha de delegados/as para a Conferência Estadual Popular de Educação.

Participaram da Conferência: O presidente da FETEMS, Jaime Teixeira; a Secretária de Comunicação da FETEMS, Deumeires Morais; o presidente do SIMTED de Caarapó, Apolinário Candado; a presidenta do SIMTED de Fátima do Sul, Maria Leite Jorge; a presidenta do SIMTED de Itaporã, Susana Giupato; a presidenta do Fórum Intermunicipal,  Professora Ivanete Alves Nunes; a Secretária Municipal de Educação, Denize Portollan e as secretárias dos demais municípios.

Assessoria