"Ninguém educa ninguém. ninguem educa
a si mesmo, os homens se educam entre si,
mediatizadas pelo mundo."
Paulo Freire

21/02/2018 11:04 - FETEMS e UFMS fazem parceria para contemplar Administrativos da Educação para realizarem Curso Técnico, em Nível Superior, o primeiro do Brasil com este formato

A direção da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), a diretora da FAED/UFMS Campus Campo Grande (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Professora Dra. Ordália Almeida; o professor Dr. Luiz Fernandes Dourado da UFG (Universidade Federal de Goiás e relator da Resolução que define as diretrizes Curriculares Nacional para a Formação Inicial e Continuada em nível Superior para os Funcionários da Educação Básica); Professora/Dra Maria Dilnéia Espíndola; Professora/Dra Nesdete Mesquita Correa; Professora Dra Ana Paula Melim (Coordenadora do curso de Pedagogia UCDB) e a Professora/Dra Maria de Fátima Xavier da Anunciação de Almeida.
Esta foi a segunda reunião entre os idealizadores do Projeto, na qual tem como pauta Estudar a Resolução n. 2, de 13 de maio de 2016, do Conselho Nacional de Educação foi muito produtiva, pois a FETEMS colocou a demanda da Profissionalização dos Profissionais em Educação, em especial os Administrativos para que realizem Curso Técnico Superior.
Em solicitação ao pedido do Presidente da FETEMS, Jaime Teixeira, a diretora da FAED/UFMS Campus Campo Grande, Ordália Almeida apresentou uma proposta de parceria entre a Federação e a Universidade, de realizar cursos Técnico Superior por meio da SISUAB (Sistema Universidade Aberta do Brasil) para os Profissionais em Educação, e em especial, aos Administrativos.
"Hoje são aproximadamente 30 mil Administrativos, sendo que 40% já concluíram o Pró-Funcionário Nível Médio. Os Cursos Técnico Superior serão ofertados no Polo da EAD e é muito importante para a qualificação profissional dos Administrativos e Profissionais em Educação, para que possamos melhorar na Formação e avançar na Carreira", disse o Presidente da FETEMS, Jaime Teixeira.
Os cursos de formação inicial para os profissionais da educação básica, em nível superior, organizar-se-ão em:
I - Curso Superior de Tecnologia em Educação e Processos de Trabalho: Secretaria Escolar;
II - Curso Superior de Tecnologia em Educação e Processos de Trabalho: Alimentação Escolar;
III - Curso Superior de Tecnologia em Educação e Processos de Trabalho: Infraestrutura Escolar;
IV - Curso Superior de Tecnologia em Educação e Processos de Trabalho: Multimeios Didáticos.

A UFMS Campus Campo Grande-MS, assumiu o compromisso de encaminhar a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) a referida demanda para obter a liberação de Recursos e que o início dos Cursos Técnico Superior sejam realizados o mais rápido possível.
"Estamos num processo de construção do projeto juntamente com a diretora Ordália e de acordo com a Resolução n. 2. Dependemos ainda da aprovação da CAPES para darmos início do processo de seleção", enfatiza o Presidente da FETEMS, Jaime Teixeira.
Em Mato Grosso do Sul os Polos da EAD (Educação Aberta a Distância do Brasil) são: Água Clara, Bataguassu, Bela Vista, Bonito, Camapuã, Campo Grande, Costa Rica, Jardim, Paranhos, Porto Murtinho, Miranda, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste.
"O momento é histórico para os Administrativos, pois teremos formação de nível superior, de acordo com a área de atuação, e com isso a categoria ganha na valorização e qualificação profissional. Parabéns a FETEMS e a UFMS Campus Campo Grande pela parceria em defesa dos Profissionais em Educação, sendo o primeiro do país, neste formato", pontuou o Secretário dos Funcionários Administrativos da FETEMS, Wilds Ovando.
As representantes da UFMS Campus Campo Grande informaram que é possível abrir novos polos em parceria com os governos municipais.
A UFMS Campus Campo Grande "definirá no seu projeto institucional as formas de desenvolvimento da formação inicial por meio de curso tecnológico para funcionários/as da educação básica, nas áreas mencionadas, articuladas às políticas de valorização desses profissionais e à base comum nacional explicitada no Capítulo II da Resolução n. 2".
Participaram da reunião: Jaime Teixeira (Presidente da FETEMS), Sueli Veiga (Vice-Presidenta da FETEMS), Ana Maria Oliveira (Secretária Geral da FETEMS), Onivan de Lima Correa (Secretário de Formação Sindical da FETEMS); Wilds Ovando (Secretário dos Funcionários Administrativos); Iara Gutierrez Cuellar (Secretária de Saúde dos Trabalhadores em Educação); Idalina Silva (Delegada de Base da CNTE); Professora/Dra Ordália Almeida (Diretora da FAED/UFMS Campus Campo Grande); Professora/Dra. Nesdete Mesquita Correa e Professora/Dra. Fátima Xavier (Coordenadoras de Projetos de Formação na SEDFOR - Secretaria Especial de Educação a Distância e Formação de Professores); Professora e Dra. Ana Paula Melin (Coordenadora do curso de Pedagogia UCDB); Professora/Dra Maria Dilnéia (UFMS) e Professor/Dr Luiz Fernandes Dourado (UFG).

A luta pela Formação dos Profissionais em Educação/Administrativo
Em 1995, o ex-presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), João Antonio Cabral de Molevade escreveu o primeiro livro sobre Estrutura do Curso do Pró-Funcionário, em nível médio.
Em setembro de 2016, o professor Luiz Fernandes Dourado lançou o livro, pela CNTE, Funcionários da Educação - Conquistas e Desafios da Formação e da Valorização Profissional, em nível superior: Funcionários das Escolas Públicas, Educadores, Profissionais ou Servidores/as Descartáveis? 

 

Assessoria