"Ninguém educa ninguém. ninguem educa
a si mesmo, os homens se educam entre si,
mediatizadas pelo mundo."
Paulo Freire

20/02/2018 13:12 - FETEMS parabeniza alunos da Escola Estadual Joaquim Murtinho que foram aprovados até na USP

O ano de 2018 começou com resultados surpreendentes para os estudantes e os/as trabalhadores/as em Educação da Escola de Ensino Médio Joaquim Murtinho, da rede pública estadual. Localizada em Campo Grande, na Avenida Afonso Pena, a instituição conseguiu aprovar, até o momento, 55 alunos em vestibulares do país inteiro, incluindo a USP (Universidade de São Paulo) e a UFF (Universidade Federal Fluminense), além de várias outras universidades de renome. E o número ainda pode aumentar, já que somente os aprovados nas chamadas regulares do Sisu foram convocados para as matrículas.

"A aprovação de mais de 55 alunos da Escola Joaquim Murtinho, é o resultado de dedicação e integração entre alunos/as e toda a equipe de Profissionais em Educação. A aprovação dos/as alunos/as nos vestibulares não é sorte e nem por acaso e sim muito esforço e dedicação, somado a competência de todos/as os/as educadores/as que os acompanharam nesta jornada", enfatiza o Vice-Regional de Campo Grande, da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e também professor da Escola Estadual Joaquim Murtinho, Renato Pires de Paula. 
O diretor da escola, professor Claudio Morinigo, considera o resultado ótimo, já que em 2017 o número de aprovados no vestibular foi de cerca de 40 estudantes. "Este ano, até agora, foram 55 aprovados, mas a gente acha que o número pode aumentar", explica o docente. Por ano, cerca de 400 alunos do ensino médio regular são formados, o que indica que em 2018 quase 14% foram aprovados em vestibulares. "É um número que melhoramos a cada ano, e fazemos isso por meio do incentivo, para trabalhar a autoestima dos alunos", conta Claudio.
"O mérito, além da dedicação dos/as alunos/as e do acompanhamento dos pais, também conta com o trabalho em equipe dos/as administrativos, coordenação pedagógica, professores/as e direção. A FETEMS preza por uma Educação Pública, gratuita, democrática e de qualidade, e, parabeniza todos/as os/as alunos aprovados/as e toda a equipe que fez parte desta realização", finaliza o Vice-Regional de Campo Grande, Renato Pires de Paula.
Na última quinta-feira (15), inclusive, a escola organizou uma acolhida aos novos alunos e os recém-aprovados no vestibular comandaram a manhã, com palavras de motivação para quem foi desafiado a conquistar uma vaga em universidade. "Todo ano nós depositamos uma cápsula do tempo, que a cada cinco anos é desenterrada. Nós convocamos os ex-alunos para quem eles vejam qual era a expectativa que eles tinham da vida com o que eles têm naquele momento, e é um evento aberto que serve para inspirar todos na escola. Nós trabalhamos muito com isso, além, claro, das políticas educacionais e metodologias de ensino", explica o diretor.

Assessoria com informações Midiamax