"Ninguém educa ninguém. ninguem educa
a si mesmo, os homens se educam entre si,
mediatizadas pelo mundo."
Paulo Freire

05/12/2017 19:36 - SIMTED Nova Andradina realiza Etapa Intermunicipal da CONAPE

O SIMTED Nova Andradina realizou dia 1º de dezembro a Etapa Intermunicipal da CONAPE (Conferência Nacional Popular de Educação), no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Campus Nova Andradina-MS

Com o apoio da Fetems, Prefeitura de Nova Andradina e UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o SIMTED Nova Andradina coordenou a Etapa Intermunicipal da CONAPE (Conferência Nacional Popular de Educação), "Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação.

Professores, administrativos, diretores de escolas, diretores do Simteds da regional Nova Andradina, que compreende os municípios de Anaurilândia, Angélica, Batayporã, Bataguassu, Taquarussu e Ivinhema, representantes de conselhos e órgãos ligados à educação, alunos, sindicatos e associações de classe participaram do evento. 

A abertura das atividades contou com a participação de autoridades municipais e estaduais, entre elas, a vice-presidente da FETEMS, Suely Veiga e o presidente do Simted Nova Andradina, Edson Granato. Após os discursos foram discutidos os eixos temáticos.

O objetivo da conferência é mobilizar a sociedade e intensificar o monitoramento e avaliação do cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE), além de propor políticas e ações para um sistema de Educação de qualidade.

Na análise do presidente do Simted Nova Andradina, Edson Granato, "este é um importante movimento de resistência às políticas educacionais propostas pelo atual governo". 

“Consideramos importante que todos(as) educadores e pessoas ligadas à educação se envolvam ativamente neste movimento de resistência, de modo a contribuir com as plenárias que resultarão no Documento da regional Nova Andradina para a CONAPE”, comenta Edson Granato.

Participaram da Conferência: Maurício dos Santos (Vice-presidente Simted Nova Andradina e vice-presidente regional Nova Andradina); Edson Granato (Presidente Simted Nova Andradina); Sueli Veiga (Vice-Presidenta da Fetems - Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul); Silvia Santos (Coordenadora regional da educação regional Nova Andradina); Fábio Zanata (Secretário Municipal de Educação); Marcio Magosso (Representante da IFMS); José Felice (Representante da UEMS); Bruno Tayson (Representante a UFMS) e Sonney Arfux (Representante da UEMS).

Assessoria