"Ninguém educa ninguém. ninguem educa
a si mesmo, os homens se educam entre si,
mediatizadas pelo mundo."
Paulo Freire

18/12/2017 14:31 - TCE-MS vai criar comissão especial para fazer auditoria em fundo de Previdência

O TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado) vai realizar uma auditoria nas contas do Fundo de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (MSPrev) a pedido dos deputados da Assembleia Legislativa. Uma comissão especial será criada para esclarecer se há déficit na Previdência Estadual e qual seu valor real, no período de 2001 a 2017.

O presidente do Legislativo estadual, deputado Junior Mochi (PMDB), entregou requerimento com a solicitação de auditoria ao presidente do Tribunal de Contas, Waldir Neves Barbosa, na última sexta-feira. No requerimento, os parlamentares esclarecem que a auditoria deverá definir quais os fatores originários do déficit, eventuais responsabilidades e as possibilidades de correção.

“Nosso objetivo é dar uma satisfação para a sociedade, saber do histórico da Previdência do Estado. E a auditoria que vai permitir saber o que aconteceu”, declarou Mochi. “Acolhemos da melhor forma e boa vontade o pedido, iremos realizar uma radiografia no MSPrev”, complementou Waldir Neves.

Conforme o presidente do TCE, a medida imediata será criar uma comissão especial para realizar a auditoria. O vice-presidente do TCE-MS, o conselheiro Ronaldo Chadid sugeriu que o trabalho seja realizado nos últimos 40 anos do regime.

Os deputados Cabo Almi e João Grandão, ambos do PT, estiveram na reunião com os conselheiros do TCE. “Meu desejo é que a auditoria possa trazer respostas, com um relatório fundamentado”, considerou Almi.

“Tomamos essa medida de solicitar a auditoria após a aprovação do Projeto de Lei 253/2017, do Poder Executivo que alterou a previdência sob a justificativa de déficit financeiro, mas não apresentou os cálculos comprovando isso”, explicou João Grandão.

Também participaram da reunião de entrega do requerimento os conselheiros Iran Coelho das Neves e Marcio Monteiro.

 

Com informações da Agência ALMS e foto de Rachid Waqued