"Ninguém educa ninguém. ninguem educa
a si mesmo, os homens se educam entre si,
mediatizadas pelo mundo."
Paulo Freire

29/03/2019 15:05 - CUT-MS realiza Conferência Estadual de Formação, no auditório da FETEMS

A CUT-MS (Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul) e a ECO CUT Centro Oeste “Apolônio de Carvalho estão realizando hoje, dia 29 de março, a Conferência Estadual de Formação, no auditório da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul). A Conferência Estadual é etapa preparatória para Conferência Regional de Formação da região Centro-Oeste, que acontecerá em Goiânia de 09 a 11 de maio e para a 4ª. Conferência Nacional de Formação, que acontecerá de 27 a 31 de maio de 2019, em Belo Horizonte.

A mesa foi composta pela anfitriã do evento Sueli Veiga (Vice-Presidenta da FETEMS, Secretária Adjunta de Formação da CUT Nacional e Coordenadora Geral da ECO/CUT Centro-Oeste - Apolônio de Carvalho);  Genilson Duarte (Presidente da CUT-MS); Dilma Gomes (Secretária Geral da CUT-MS), Onivan Correa de Lima (Secretário de Formação Sindical da FETEMS) e Roberto Miguel de Oliveira (Coordenador de Finanças da ECO/CUT).

No período matutino foi realizada a mesa de Análise de Conjuntura com o Professor Helder Molina; palestras com a Dra. Priscila Arraes e Dra. Carolina Centeno que falaram sobre os prejuízos que a Reforma da Previdência causará para a classe trabalhadora e a palestra “O Futuro do Trabalho e a formação da CUT” ministrada por  Sueli Veiga e César Azevedo.

As Conferências Estaduais, Regionais e Nacional de Formação são fundamentais para a política nacional de formação da CUT. A CUT tem a formação como uma de suas principais políticas, que é permanentemente debatida, refletida e reelaborada de acordo com as necessidades da classe trabalhadora. A 4ª. Conferência Nacional, iniciou um amplo processo de debate e vem sendo organizada a partir dos locais de trabalho, sindicatos, ramos, regiões e vai ser concluída na Conferência Nacional na, em Belo Horizonte, em maio. E tem o objetivo de discutir temas atuais do mundo do trabalho e sindical visando aprimorar a formação da CUT para atender as necessidades atuais do movimento sindical cutista, enfatizou a Vice-Presidenta da FETEMS, Secretária Adjunta de Formação da CUT Nacional e Coordenadora Geral da ECO/CUT Centro-Oeste - Apolônio de Carvalho, Sueli Veiga.

 “A Conferência Estadual de Formação da CUT-MS é de suma importância para os dirigentes sindicais e movimento sociais para que possam estar preparados contra a retirada de direitos da Classe Trabalhadora. Estamos enfrentando um momento preocupante na história do país, em que o Governo Bolsonaro quer que morramos sem nos aposentar”, pontuou a Secretária Geral da CUT-MS, Dilma Gomes.

“Hoje estamos debatendo a construção de uma rede de formação da CUT, a política nacional, estadual e municipal para os novos desafios que teremos pela frente e para o fortalecimento do movimento sindical e social”, disse o Secretário de Formação Sindical da FETEMS, Onivan de Lima Correa.

“Nesta Conferência Estadual da CUT-MS, estaremos elegendo os(as) delegados(as) para participarem da 4ª Conferência Nacional de Formação da CUT, que será realizada de 27 a 31 de maio de 2019, em Minas Gerais onde estaremos reunidos para debater as ações na luta da classe trabalhadora neste ano”, afirmou o Presidente da CUT-MS, Genilson Duarte.

Assessoria FETEMS