"Ninguém educa ninguém. ninguem educa
a si mesmo, os homens se educam entre si,
mediatizadas pelo mundo."
Paulo Freire

24/07/2020 14:54 - Grupos apresentam trabalhos no Curso de Formação Sindical da FETEMS

Ontem, dia 23 de julho, a FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) realizou mais uma etapa do Curso de Formação Sindical, onde estão participando mais de 280 Profissionais em Educação.

Já foram realizados cinco encontros relacionados à Formação Sindical da FETEMS: 01 de julho, Live com análise de Conjuntura no dia 01 de julho ; 02 de julho, formação pela Plataforma Meet o Seminário sobre a Importância da Formação e da Comunicação como Instrumento de Organização da Classe Trabalhadora; 08 de julho a Live sobre a Saúde do Trabalhador; de 16 e 23 de Julho o estudo do Fascículo 1 – Introdução à Sociologia.

“A FETEMS, durante esse período de pandemia, através da Secretaria de Comunicação, vem se aperfeiçoando a cada dia, com as ferramentas tecnológicas. Este formato de formação sindical por meio das plataformas digitais é uma inovação e compromisso da Direção da FETEMS em promover a formação como instrumento essencial de fortalecimento da luta em defesa da Educação Pública, pela valorização dos trabalhadores/as em educação e por uma sociedade mais justa e igualitária”, disse o Presidente da FETEMS, Professor Jaime Teixeira.

“Finalizamos o estudo do Fascículo 1 sobre Introdução à Sociologia com a Assessoria do Professor Gilmar (Direção da CNTE) que durante dois encontros permitiu realizar um debate sobre a importância da Sociologia para compreender a luta da classe trabalhadora e a organização da sociedade. Além disso, que os cursistas percebam a necessidade de analisar o contexto histórico e sociológico que estamos inseridos.  Esperamos que com o estudo deste fascículo possamos avançar com o compromisso dos cursistas de realizarem a formação e assumirem o compromisso com a organização sindical e da sociedade no qual estamos inseridos”, enfatizou Onivan de Lima Correa, Secretário de Formação Sindical da FETEMS.

“Neste tempo de pandemia a FETEMS inova, sendo a primeira entidade sindical a realizar uma formação com número expressivo de participantes de todo e estado usando as ferramentas virtuais por conta da necessidade de isolamento social e encerramos o primeiro fascículo com sucesso total por conta da grande participação e da qualidade do debate. Parabéns ao companheiro Onivan pela organização e a todos os participantes, gratidão a minha equipe de comunicação a jornalista Andreia Cercarioli e ao técnico Americano e também ao presidente Jaime Teixeira pelo apoio de sempre”, pontuou a Secretária de Comunicação da FETEMS, Deumeires Morais.

Lembrando que a Formação Sindical da FETEMS continua com a temática sobre a Teoria Política no dia 30 de julho, com o professor Helder Molina/UERJ. Os cursistas acompanham e participam das Lives, dos momentos de encontros virtuais, grupo de WhatsApp e pelo ambiente da Sala do Google Classroon, no qual permite tirar dúvidas, socializar as atividades, ter acesso aos arquivos e debater sobre as temáticas abordadas.

 

Assessoria