"Ninguém educa ninguém. ninguem educa
a si mesmo, os homens se educam entre si,
mediatizadas pelo mundo."
Paulo Freire

04/07/2018 19:56 - Secretária de Educação, Maria Cecília e equipe da SAD não avançam em regras do Concurso Público da Educação

A  presidenta em exercício da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul), Sueli Veiga, Wilds Ovando (Secretário dos Administrativos da FETEMS) e Onivan Correa (Secretário de Formação Sindical da FETEMS) se reuniram nesta quarta-feira, 04, com a Secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendôla da Motta, Édio Viegas (Secretário Adjunto de Administração e Desburocratização), Maria Sueni de Oliveira (Procuradora Geral do Estado), Wellington Fernando Modesto da Silva (Superintendente de Gestão Pessoal) e membros da equipe da SED, para discutir sobre as regras da realização do Concurso Público da Educação. 
Na última reunião, realizada no dia 19 de junho, foi proposto que no Concurso Público fosse realizado as seguintes etapas: prova escrita, prova dissertativa, exame psicotécnico, investigação social e títulos. Mas, a FETEMS se manifestou contrária ao exame psicotécnico e a investigação social, por entender que a prova de conhecimentos gerais e específicos, a redação e os títulos são absolutamente suficientes para avaliar se o candidato está apto ou não.
Hoje, a Secretária de Educação de Estado, Maria Cecília Amendôla da Motta, Secretário Adjunto de Administração e Desburocratização, Édio Viegas e sua equipe defenderam a alteração da Lei LC/87/2000 (estatuto dos/as Profissionais em Educação)  para inclusão do exame psicotécnico e a investigação social para a realização do Concurso Público. Diante disso, não se avançou nas negociações das regras do Concurso Público para Professores/as e Administrativos.
“A Secretária de Educação não quis avançar nas negociações das regras do Concurso Público da Educação, defendendo as regras propostas pelo Governo e nós da FETEMS reafirmamos a nossa posição contrária à alteração da Lei com essa finalidade. A Secretária Maria Cecília e a equipe da Secretaria de Administração ficaram novamente de analisar os pedidos da FETEMS”, disse a presidenta em exercício da FETEMS, Sueli Veiga.

 

Assessoria