"Ninguém educa ninguém. ninguem educa
a si mesmo, os homens se educam entre si,
mediatizadas pelo mundo."
Paulo Freire

07/08/2018 11:45 - II Seminário da BNCC será realizado dias 10 e 11 na UFMS

A FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) está em parceria pela segunda vez com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na realização do II Seminário Base Nacional Comum Curricular com o tema “Sentidos e significados das políticas curriculares brasileiras”, que irá acontecer nos dias 10 e 11 de agosto no Complexo Multiuso e unidade 6.
 
O objetivo do seminário é discutir a proposta do BNCC (Base Nacional Comum Curricular), especialmente a do Ensino Médio, que para os educadores desqualifica a formação da juventude, abre porteiras para privatização do ensino público. A implementação do BNCC engessa o currículo (tornando obrigatórias apenas as disciplinas de Português e Matemática) e ainda resultará em demissões em massa de professores e professoras, já que 40% da carga horária poderá ser ofertada à distância.
 
O BNCC define os direitos de aprendizagens de todos (as) alunos (as) do Brasil. “Há muitas dúvidas sobre a necessidade e importância da reformulação dos currículos e as mudanças que elas trazem para a educação. Desde a apresentação do texto que seria definitivo, em abril, vem sendo alvo de muitas críticas. Os trabalhadores (as) em educação não concordam com vários pontos contidos no texto, especialmente com relação ao Ensino Médio”, esclareceu a Presidenta em exercício da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul, Sueli Veiga.
 
As inscrições podem ser feitas através deste link.
 
Segue abaixo a programação do Seminário:
Nos dias 10 e 11 de agosto no Complexo Multiuso e unidade 6 será realizado o II Seminário Base Nacional Comum Curricular com o tema “Sentidos e significados das políticas curriculares brasileiras”. As inscrições são gratuitas até o dia 7 de agosto de 2018.
Confira a programação:
10 de agosto – sexta-feira
19h às 22h – Auditório do Complexo MULTIUSO/UFMS
Mesa Redonda: Reforma do Ensino Médio e BNCC: políticas educacionais e seu alinhamento a projetos político-econômicos neoliberais
 
11 de agosto – Sábado
8h às 11h – MESAS SIMULTÂNEAS
• Auditório 1 do COMPLEXO MULTIUSO
MESA 1: Subsídios para a escrita do documento com análise crítica dos participantes do Seminário a ser encaminhado ao Conselho Nacional de Educação (audiência pública da região CO em 29 de agosto – BNCC Ensino Médio)
Mesa composta por professoras convidadas
 
• Auditório 2 do COMPLEXO MULTIUSO
MESA 2: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino fundamental: possibilidades, limites e enfrentamentos nas atuais políticas curriculares
 
11h às 12h30 – ALMOÇO NA UFMS
12h30 às 15h  – ATIVIDADES SIMULTÂNEAS
• Auditório 1 do COMPLEXO MULTIUSO
MESA 3: Subsídios para a escrita do documento – mesa com coordenadores dos GTs
 
• Salas de aula da UNIDADE VI
Grupos de Trabalho – GTs
9. Educação Infantil – SALA 406
10. Anos Iniciais – SALA 405
 
15h15 às 17h30 –  PLENÁRIA
Auditório 1 do COMPLEXO MULTIUSO

Assessoria