Assembleia debate ensino fundamental em escolas de tempo integral e FETEMS participa da mesa principal

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul promoveu hoje (07), durante a manhã, uma audiência pública sobre a implantação do tempo integral nas escolas de ensino fundamental. A atividade foi de proposição do deputado Felipe Orro (PSDB) e a FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), representada pelo seu presidente, Roberto Magno Botareli Cesar, participou da mesa principal do debate.

Em sua fala o presidente da FETEMS ressaltou que não basta dizer que em MS temos escolas de tempo integral, o que precisamos saber é a qualidade do ensino ofertado nessas unidades e se estamos seguindo o que determina a meta 6 do Plano Nacional de Educação. “A meta 6 do PNE deixa claro que no prazo de implantação do mesmo as redes públicas de ensino deverão oferecer Educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica, mas devemos ficar atentos a qualidade do ensino ofertada nessas unidades, porque não basta deixar o aluno o dia todo dentro da escola, é preciso ter um planejamento, ter acesso ao esporte, a cultura e a diversos outros mecanismos que de fato preencham o processo educacional de um dia inteiro”, disse.

Além disso, Roberto Botareli, ressaltou que a qualidade do ensino também passa pela valorização dos trabalhadores em educação. “Como será a vida dos profissionais da educação que estarão trabalhando nas escolas de ensino integral? Temos que nos atentar a isso, pois a qualidade do ensino público está diretamente ligada a valorização dos trabalhadores em educação”, conclui.

O evento contou ainda com a presença do senador Pedro Chaves (PSC), que fez uma palestra sobre a discussão do tema e nova legislação no âmbito federal. O Estado divulgou que neste ano, iria dispor de 12 escolas de tempo integral, sendo oito em Campo Grande e quatro no interior do Estado. 

Karina Vilas Boas - FETEMS

VEJA TAMBÉM

ESTADUAL

Governo cria Comissão pa...

O governo do PSDB avança na terceirização da Educação publicando Resoluçã...

ESTADUAL

Administrativos da Educa...

Os Administrativos da Educação vão paralisar as atividades por 24 horas.

ESTADUAL

Por valorização, Admini...

A concentração será dia 20 de setembro, a partir das 09 horas, na Assembleia...