Presidente da CNTE participa do Ciclo de Debates Garantia do Direito à Educação: Monitorando o PNE

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, participará do primeiro semestre do Ciclo de Debates Garantia do Direito à Educação: Monitorando o PNE - Lei 13.005/2014. Heleno estará na mesa um do dia 25 de abril para debater, junto com outros especialistas, sobre o assunto. O evento é aberto ao público e não há necessidade de inscrição prévia.

No dia 8 de maio, serão discutidos financiamento, valorização do magistério e carreira. No dia 22, Sistema Nacional de Educação Conferência Nacional de Educação e materialização das políticas de Estado em educação. No dia 8 de junho, o assunto é a educação superior: acesso e ampliação, formação inicial e continuada de professores. Em 13 de julho, educadores e autoridades falarão sobre a universalização dos ensinos Fundamental e Médio, assim como a qualificação de aprendizagens, tempos e espaços.

Entre os objetivos do ciclo de debates está reunir especialistas dos diversos temas relativos às 20 metas do PNE em encontros de reflexão, visando subsidiar o monitoramento e a avaliação das metas e estratégias dos Planos Nacional, Estadual e Municipais de Educação.

Além disso, a ideia é articular grupos de pesquisa em rede, envolvendo Instituições de Ensino Superior, Conselhos de Educação Estadual e Municipais, Fóruns de Educação Nacional, Estadual e Municipais, bem como entidades de classe e científicas do campo da Educação, visando à construção de balanços analíticos em relação aos indicadores de avaliação para monitoramento da implementação do Plano Nacional de Educação, Plano Estadual e Planos Municipais.

No evento, também será proposta a definição de políticas que assegurem a execução das estratégias e o cumprimento das Metas do PNE, PEE e PME/POA e será organizado um livro, a ser lançado no fim deste ano, composto pela produção das Mesas de Trabalho do Ciclo de Debates.

O ciclo de debates é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Para mais informações, ligue para (51) 3308-3893 ou acesse aqui o site.

CNTE

VEJA TAMBÉM

NACIONAL

Professores sentem a...

A perda de direitos trabalhistas deve aflorar um cenário já desfavorável aos...

NACIONAL

Vice-presidenta da FETEMS...

A vice-presidenta da FETEMS e Secretaria Nacional Adjunta de Formação da CUT,...

ESTADUAL

FETEMS foi à região nor...

A FETEMS esteve nos municípios de Sonora, Rio Verde, Pedro Gomes e Coxim, nesta...