"Ninguém educa ninguém. ninguem educa
a si mesmo, os homens se educam entre si,
mediatizadas pelo mundo."
Paulo Freire

18/10/2018 09:59 - Secretária de Comunicação da FETEMS, Deumeires Morais participa de Audiência Pública "Prevenção é o melhor remédio contra o Câncer de Mama"

Ontem, dia 17 de outubro, a Câmara de Vereadores de Dourados-MS realizou no Plenário Weimar Gonçalves Torres a Audiência Pública "Prevenção é o melhor remédio contra o Câncer de Mama", de proposição da Vereadora Denize Portolann.

A Secretária de Comunicação da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Deumeires Morais compôs a mesa durante a Audiência Pública. Durante sua fala, Deumeires Morais falou que "O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença".

Para a vereadora Denize Portolann "a Audiência Pública teve como finalidade discutir e esclarecer o assunto com as mulheres. A questão do câncer de mama é muito preocupante, e quando nós cuidamos, fazemos as observações, é bem mais rápida a cura”.

"Quero parabenizar a vereadora e professora Denize Portollan pela realização da audiência pública com um tema de extrema importância. A partir dos 40 já temos que fazer a mamografia, pois é a faixa etária que tem apresentado o maior índice de casos e entre os 50 a 69 anos a cada dois anos, pois são consideradas grupo de risco. Quando falamos nas mulheres negras, esta faixa baixa para antes de 40 anos, portanto é necessário acompanhar os programas da Secretaria de Saúde e do Ministério da Saúde em relação a prevenção do câncer de mama. Lembrando que é necessário haver um recorte racial nos programas de prevenção diante das estatísticas apresentadas", enfatizou a Secretária de Comunicação da FETEMS, Deumeires Morais.

Assessoria