"Ninguém educa ninguém. ninguem educa
a si mesmo, os homens se educam entre si,
mediatizadas pelo mundo."
Paulo Freire

09/12/2020 13:33 - Vitória do SIMTED! Dez meses depois, Professores de Ponta Porã receberão retroativo referente a fevereiro e março

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação venceu mais uma importante luta em favor da classe, em 2020. Em sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (08), a Câmara Municipal de Ponta Porã aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Complementar nº 12/2020/CM, que “Altera a Lei Complementar n. 194, de 12 de março de 2020, e autoriza o reajuste de salário aos profissionais do magistério, na forma que específica, e dá outras providências”.

Com isso, o SIMTED, que desde o início de 2020 vem lutando pelo reajuste do salário mínimo dos professores, referente a janeiro e fevereiro deste ano, será pago a todos os trabalhadores.

A Lei do Piso Salarial dos Professores assegurava o reajuste do salário mínimo dos professores a partir de janeiro deste ano, no entanto, devido a dificuldades de gestão financeira, a Prefeitura de Ponta Porã só conseguiu cumprir a lei a partir de março e desde então passou a defender que a Lei Complementar de congelamento do salário dos servidores públicos, implementada pelo Governo Federal este ano, impedia o pagamento do reajuste devido aos professores.

“Sempre entendemos que a lei federal de congelamento dos salários, posterior a lei de implementação do Piso Salarial, não impedia o pagamento da dívida da Administração Municipal de Ponta Porã com os profissionais da Educação. Não deixamos de cobrar a prefeitura de Ponta Porã e felizmente, conseguimos esta importante vitória para nossa categoria.” Pontua Professor Edivaldo Vieira, Presidente do SIMTED.

Após o recuo do executivo municipal de Ponta Porã, a Câmara Municipal autorizou o pagamento do retroativo referente ao reajuste por unanimidade e cogita-se que o pagamento da dívida com os trabalhadores em Educação deva ser quitado antes do pagamento do 13º salário da classe.

AssessoriaPor Markon Machado