"Ninguém educa ninguém. ninguem educa
a si mesmo, os homens se educam entre si,
mediatizadas pelo mundo."
Paulo Freire

06/05/2021 09:36 - Maio ACP: sindicato prepara um mês de atividades em comemoração ao aniversário 69 anos

Maio começou com a cara da aniversariante do mês: lutas, conquistas e defesa dos direitos dos trabalhadores e da educação pública. A ACP – entidade que nasceu no dia 18 de maio de 1952 como Associação Campo-grandense dos Professores e hoje é o Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública inaugurou, no último sábado (1º de maio), as ações em celebração aos 69 anos de sua fundação. Além da ação no Dia do Trabalhador, o sindicato também comemorou o início, no dia 30 de abril, da vacinação dos profissionais da educação contra Covid-19. A prioridade dos educadores na campanha de imunização é uma bandeira defendida pela ACP desde o início da pandemia do novo coronavírus.

No dia do Trabalhador e da Trabalhadora, a ACP promoveu, juntamente com a FETEMS e demais sindicatos de Campo Grande, uma carreata solidária, onde profissionais da educação percorreram as ruas de Campo Grande, em defesa da vida, emprego, renda, trabalho digno e da democracia. Além da ação de protesto, houve também arrecadação de alimentos para serem doados à famílias com necessidades e risco de fome em Campo Grande.

Maio ACP

Ao longo do mês de maio, a diretoria da ACP promoverá uma série de atividades e reportagens em comemoração ao aniversário do sindicato. Nesta primeira semana, a secretaria de comunicação lança a edição de 2021, da revista Expressão. Com novo projeto gráfico, a publicação anual traz conteúdo aprofundado sobre as lutas contra a destruição dos serviços públicos e perseguição aos servidores, a valorização dos profissionais da educação e a importância de Paulo Freire para a educação e as lutas sociais, neste ano em que se comemora o centenário do Patrono da Educação Brasileira. A cada dia da semana, de terça (04) à sexta-feira (07), uma reportagem ou artigo da revista será destaque no site da ACP.

E para reforçar a luta da entidade em defesa dos profissionais da educação, nesta segunda-feira (03), a primeira reportagem da série ACP 69 anos – Nossas Histórias, nossas lutas e conquistas vai apresentar os desafios, a dedicação, a sobrecarga e o impacto do trabalho docente durante a pandemia de Covid-19. Acompanhe cada nova publicação, sempre às 18h, nas mídias digitais do sindicato.

Lives de Aniversário

Mais um ano sem comemorações presenciais devido à pandemia de Covid-19, o sindicato vai realizar duas lives comemorativas. No dia 18 de maio, data do aniversário da ACP, a transmissão ao vivo terá como temas “ACP 69 anos: história, desafios e perspectivas” e “Centenário de Paulo Freire: a influência da pedagogia freireana nas lutas sociais”. O presidente do Sindicato, professor Lucílio Nobre, a vice-presidente, professora Zélia Aguiar, e a secretária social e cultural, professora Socorro Pereira, recebem os palestrantes Eronildo Barbosa, historiador e escritor, e Marina Viana, pedagoga e dirigente do MST/MS, para debaterem o movimento sindical e os ensinamentos de Paulo Freire no contexto atual.

No dia 20 de maio, a live da ACP vai tratar sobre “Os impactos da pandemia de Covid-19 na saúde dos trabalhadores da educação”. O debate será com a psicóloga da Cassems, Cláudia Szukala, com mediação das diretoras da ACP, Zélia Aguiar e Socorro Pereira.

As transmissões ao vivo acontecerão sempre às 18h, na página do Facebook e canal do Youtube da ACP. Acompanhe e participe das celebrações dos 69 anos da ACP.

“Nós preparamos um mês de maio para celebrar nossas histórias, nossas lutas e conquistas na construção deste que é o maior sindicato de base de Mato Grosso do Sul e entidade referência municipal, estadual e até em âmbito nacional na luta em defesa da educação pública e dos direitos da classe trabalhadora. Viva a luta e a união dos profissionais da educação pública de Campo Grande! Rumo aos 70 anos da ACP!”, celebra o presidente da entidade, Lucílio Nobre.

Assessoria