"Ninguém educa ninguém. ninguem educa
a si mesmo, os homens se educam entre si,
mediatizadas pelo mundo."
Paulo Freire

14/07/2021 17:34 - Nota de Pesar: FETEMS comunica o falecimento do Professor e um dos fundadores da FETEMS e do SIMTED de Dourados, Wilson Valentim Biasotto

A FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) comunica com grande pesar o falecimento do Professor Wilson Valentim Biasotto (73 anos), foi professor do CEUD (Centro Universitário de Dourados) e um dos fundadores da ADP (Associação Douradense de Professores – hoje SIMTED de Dourados), da FEPROSUL (hoje FETEMS).

A direção da FETEMS externa os mais profundo sentimentos aos amigos e familiares e que Deus conforte o coração de todos.

Trajetória

Nascido em aos 28 de novembro de 1947 no município de Borborema, São Paulo, ele lutava contra um câncer e estava internado no Hospital do Coração. Wilson Valentim Biasotto também foi fundador e diretor do Teatro Universitário de Dourados -TUD- grupo teatral que teve atuação ininterrupta de 1974 a 1987, escritor famoso do Nubico e criador em 1983 do Centro de Documentação Regional, órgão do Câmpus de Dourados da UFMS que abriga atualmente milhares de documentos sobre a região Centro-Oeste.

Licenciado em História pela faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva, São Paulo, Wilson Valentim Biasotto era especialista em História do Brasil, pela Faculdade Barão de Mauá de Ribeirão Preto, mestre em História Social pela USP, mesma universidade pela qual era doutor em História Social.

Casado com a professora Helena Maria Schvarcz Biasotto, ele deixa três filhos: Mirella, Milenne e Etienne, reitor eleito da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Além de ter exercido dois mandatos consecutivos na Câmara de Dourados pelo PT (Partido dos Trabalhadores), de 2001 a 2008, Biasotto foi secretário de Governo do ex-prefeito Laerte Tetila, seu correligionário.

Ele também foi candidato a prefeito no mesmo ano em que encerrou o cargo legislativo e obteve 21.821 votos. Aquele pleito teve Ari Artuzi (então no PDT) como vencedor, votado por 45.182 eleitores, seguido por Murilo Zauith (DEM), por 39.614.

assessoria