"Ninguém educa ninguém. ninguem educa
a si mesmo, os homens se educam entre si,
mediatizadas pelo mundo."
Paulo Freire

18/08/2021 16:11 - SIMTED-Corumbá, que representa profissionais da Educação, tem nova diretoria eleita

Após disputa judicial e atraso na eleição, a nova diretoria do SIMTED-Corumbá foi definida no começo da madrugada desta quarta-feira (18). A chapa 2 venceu a chapa 1 por 317 votos contra 167.

Estão aptos para votar no sindicato 800 profissionais da educação no município. Tem direito a voto quem está filiado há pelo menos 6 meses.

A chapa 2, denominada Chapa Educação, Resistência e Luta, tem como presidente Gabriel Omar. A chapa 1 é a Compromisso e Ética, e tinha como candidato à presidência Gerson Morais.

Conforme a comissão eleitoral do SIMTED-Corumbá, a última urna a chegar na sede do sindicato foi por volta das 19h desta terça-feira (17) e a apuração encerrou-se logo depois da meia-noite. A contagem de votos foi feita de forma relativamente tranquila, apesar da tensão que envolveu o processo eleitoral.

"Primeiramente, queremos dar a devida transparência à saúde financeira do SIMTED. Além disso, a base de nossas ações está num trabalho efetivo de comunicação com toda a categoria para que o sindicato chegue até às comunidades escolares, levando as informações necessárias e recolhendo às reivindicações.  A ideia é ampliar os horizontes do SIMTED para que ele acolha não só professores e administrativos efetivos, mas também os convocados, os substitutos, os terceirizados, os professores desempregados. Criaremos estratégias de fomento à gestão democrática nas comunidades pautados nos princípios da democracia participativa", defendeu Gabriel Omar sobre o modelo de gestão que irá ter.

O atual presidente do SIMTED-Corumbá é professor de Língua Portuguesa desde 2013 na rede municipal e trabalha como efetivo. "Sempre fui atuante nas assembleias e mobilizações sindicais. Faço parte de movimentos populares e até o momento sou representante do SIMTED no Conselho de Alimentação Escolar e também no Comitê Municipal de Volta às Aulas", pontuou.

Essa eleição para a diretoria do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Corumbá foi envolvida em uma disputa judicial que atrasou o pleito. A eleição estava prevista para ser realizada em março de 2021, porém houve questionamento na Justiça Estadual. Para essa votação, também houve tentativa novamente de paralisar a escolha, mas o pedido não avançou.

O SIMTED-Corumbá engloba uma das maiores categorias profissionais da cidade, que são os trabalhadores na Educação. São 800 profissionais e na votação da eleição participaram 484 pessoas.

 

Fonte: Rodolfo César