"Ninguém educa ninguém. ninguem educa
a si mesmo, os homens se educam entre si,
mediatizadas pelo mundo."
Paulo Freire

10/08/2021 11:02 - Vice-Presidenta da FETEMS, Deumeires Morais e Vice-Regional de Dourados participam do Encontro Regional de Educação Pública e Povos Indígenas realizado pela IEAL

Ontem, dia 09 de agosto, a Vice-Presidenta da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Deumeires Morais e Apolinário Candado (Presidente do SIMTED de Caarapó e Vice-Regional de Dourados) e vários Professores(as) Indígenas participam de forma híbrida, do Encontro Regional de Educação Pública e Povos Indígenas realizado pela IEAL (International Education of Latin America), em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas. O encontro também contou com a presença de professores e comunidades indígenas da América Latina.

A organização vem realizando encontros presenciais em diversos países latino-americanos há vários anos, mas desta vez o evento aconteceu virtualmente, devido à pandemia, e contou com a presença de uma importante delegação da Argentina, apresentada pelo Professor de a província de Buenos Aires e membro da Nação Kechua, Delia Claros.

A delegação de nosso país foi formada tanto por Professores pertencentes a comunidades indígenas, como por Trabalhadores da Educação comprometidos, por meio de seus projetos presenciais e institucionais, a avançar integrando as culturas, histórias e lutas dos povos indígenas. As comunidades Mapuche Kechua, Mocoví, Mapuche, Qom e Tehuelche estiveram representadas.

“Em Mato Grosso do Sul, a Regional de Dourados e Aquidauana e de vários lugares do Brasil como: Amapá, São Paulo, Acre, Roraima Rondônia, Pernambuco, entre outros participaram debatendo a necessidade de respeito com a comunidade, cultura, idioma e direito a Educação Bilingue. Esteve presente também o Ministro da Educação da Bolívia, Adriano Kelka e que voltando na presencialidade das atividades, o próximo encontro de Educadores Indígenas será no Panamá e queremos ter a representação dos indígenas de Mato Grosso do Sul. Com essa atividade, a CNTE, a FETEMS e a IEAL reafirmam o compromisso pelo Direito dos Povos Indígenas quanto sua territorialidade, sua cultura e sua língua”, pontuou a vice-presidente da IEAL e Secretária Geral da CNTE, Fátima Silva.

“Foi um encontro muito importante, organizado pela IEAL (Internacional da Educação da América Latina), no qual foram debatidas as questões dos povos indígenas. Ouvindo os representantes dos demais países e estados brasileiros participantes vemos que os problemas vividos pelos indígenas no Mato Grosso do Sul se repetem nas demais localidades. Parabenizo a IEAL em nome da Vice-presidenta, professora Fátima Silva e os em nome do professor Apolinário Candado, vice-presidente da Regional de Dourados”, enfatizou a Vice-Presidenta da FETEMS, Professora Deumeires Morais.

“Mobilizamos a nossa Regional de Dourados, com a participação massiva dos indígenas de Caarapó, Dourados e Douradina, no Educación Pública e Pueblos Indígenas. O Dia Internacional dos Povos Indígenas é um importante espaço para nossa reflexão enquanto educadores latino-americanos sobre a situação educacional e da resistência dos povos originários na luta pela preservação de suas culturas e tradições bem como de seus territórios e da demarcação definitiva de suas terras”, disse o Presidente do SIMTED de Caaarapó e Vice-Regional de Dourados, Apolinário Candado.

O encontro foi conduzido por Fátima da Silva, vice-presidente da IEAL e Secretária Geral da CNTE, e Combertty Rodríguez, coordenador regional, e contou com a presença do Ministro da Educação da Bolívia, Adrián Quelca. Em conclusão, levantou-se a necessidade de ratificar as lutas pela defesa de nossos territórios, vidas, línguas e ambientes, e por uma Educação Pública que garanta os direitos de todos os povos indígenas.

assessoria