"Ninguém educa ninguém. ninguem educa
a si mesmo, os homens se educam entre si,
mediatizadas pelo mundo."
Paulo Freire

11/08/2021 10:44 - Vice-Presidenta da FETEMS, Deumeires Morais participa da Conferência Rede de Trabalhadores da Educação da IEAL: “Feminismos críticos. Análise complexa da matriz de opressão”

No dia 10 de agosto, a Vice-Presidenta da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Deumeires Morais participou da Conferência virtual com a presença da professora universitária e ativista feminista Ochy Curiel. Feminismos críticos. Análise complexa da matriz de opressão” foi o título da videoconferência, realizada pela IEAL (Educação da América Latina Internacional da Educação).

“Foi um momento importante para as mulheres da América Latina  debaterem os assuntos das lutas que nos unem em busca da igualdade e do fortalecimento das mulheres na sociedade. É importante nos mantermos unidas neste grande movimento contra o racismo, o machismo, as violências e feminicídios existentes em todos os países. Os avanços ocorrem quando sabemos que a luta de cada mulher é de todos(as) nós! Parabéns para a IEAL em nome da vice-presidenta Fátima Silva”, disse a Vice-Presidenta da FETEMS, Deumeires Morais.

Fátima Silva, Vice-presidenta da IEAL e Secretária Geral da CNTE (Confederação Nacional em Educação), expressou sua alegria e agradecimento pelo Encontro Virtual. “A Atividade da Rede de Mulheres da Internacional da Educação possibilita que as mulheres trabalhadoras em Educação de toda a América Latina, do Brasil e da FETEMS a participar de um debate muito importante a respeito da descolonização da América Latina com um olhar feminista, com um olhar de feminismo, classista, sobre o feminismo Latino-Americano com suas origens e raízes de indígenas, negros e afros descendentes. A Ochy Curiel é uma grande estudiosa e militante das mulheres feministas, que tem se dedicado a estudar e pesquisar essa matriz de descolonização dos povos latino-americano, com um olhar especificamente da descolonização do feminismo latino-americano”, disse Fátima Silva (Vice-presidenta da IEAL e Secretária Geral da CNTE).

 

assessoria