Today domingo, 28 de julho de 2024
Breaking News
FETEMS

Site de Notícias da FETEMS

FETEMS realiza Seminário de Combate ao Racismo com o tema “Não há Democracia sem Igualdade Racial”, no dia 17 de novembro

FETEMS realiza Seminário de Combate ao Racismo com o tema “Não há Democracia sem Igualdade Racial”, no dia 17 de novembro

Para marcar o mês da Consciência Negra, a FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) realizará no dia 17 de novembro, das 08h às 17h, no Auditório da Federação, o Seminário de Combate ao Racismo com o tema “Não há Democracia sem Igualdade Racial”.
“A FETEMS anualmente realiza vários Seminários promovendo o debate entre os(as) Profissionais em Educação. O Seminário de Combate ao Racismo tem o objetivo de debater sobre as questões raciais em Mato Grosso do Sul e no Brasil e a importância da luta sindical contra o racismo e fortalecer os movimentos sindicais e sociais que atuam na defesa do povo negro”, disse o Presidente da FETEMS, Professor Jaime Teixeira.
“O nosso Seminário de Combate ao Racismo proporcionará o debate do empoderamento da mulher negra que é a mais afetada com a discriminação racial e de reunir a nossa categoria independente de raças e cores sem discriminação para falarmos sobre a desigualdade e o combate ao racismo”, enfatizou Leulânia Cruz de Matos (Secretária de Combate ao Racismo da FETEMS).
O Seminário de Combate ao Racismo com o tema “Não há Democracia sem Igualdade Racial” terá início às 08 horas com apresentação cultural.


A primeira mesa do período matutino terá como palestrantes:
Professor Dr Mario Teixeira de Sá Junior (Graduado em História (UFF/RJ), Mestre em História (UFMS), Doutor em História (UNESP), Pós Doutor em Antropologia (UFMS) que trará os temas de pesquisa: Religiões afro-brasileiras, raça e Direitos Humanos.
Professor da Fadir e PPGant UFGD) que ministrará o tema “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro.”
Advogada Camila Torres Cesar (Doutoranda em Direitos Humanos (Faculdade de Direito da USP). Mestre em Direito Político (Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM/SP). Membro das Comissões do Quinto Constitucional e de Política Criminal e Penitenciária da OAB/SP. Coordenadora Nacional Acessibilidade do IBCCrim – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Consultora em DE&I. Colaboradora voluntária do Projeto Incluir Direito USP. Cofundadora do Instituto Formação Antirracista) que palestrará o tema “Crianças negras e trabalho infantil no Brasil.”


No período vespertino a segunda mesa terá como palestrantes:
Professora Drª Cíntia Santos Diallo (Pós-doutora em Educação (UFMS/CPAN/2019), doutora em História (UFGD/2017), mestre em Educação (UNISUL/2005), licenciada em História e Pedagogia, docente efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Coordenadora Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia/ CEPEGRE-UEMS. Presidente da Comissão de Verificação Fenotípica/UEMS. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Membro da Associação Internacional dos Pesquisadores Latino-americanos e Caribenhos. Pesquisadora Cátedra UNESCO/UFGD. Vice-líder do GEPEGRE/CNPq. Área de Pesquisa: Ensino de História da África, Educação das Relações Étnico-raciais, Feminismo Negro, Ações Afirmativas) que palestrará sobre o tema “Educação antirracista: conquistas e desafios.”
Advogada Bianca Cavalcante Oliveira (Advogada, especialista em Direito das Mulheres e Práticas da Advocacia Feminista pela Escola Superior de Direito. Mestranda em Fronteiras e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Cofundadora do coletivo feminista “Empoderamento Feminino”. Atualmente é assessora jurídica do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica (NUPIIR) da Defensoria Pública do estado de Mato Grosso do Sul) e ministrará sobre o tema “Os desafios da juventude negra diante de uma sociedade culturalmente racista.”
Professora Iêda Leal (Graduada em Pedagogia/PUC GO, Especialista em Métodos Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira. Ativista do Movimento Negro e do Movimento Sindical. Atualmente Secretária de Combate ao Racismo da CNTE; Secretaria de Comunicação da CUT GO; Conselheira do Conselho Estadual de Educação de Goiás/CEE-GO; Coordenadora do Centro de Referência Negra Lélia Gonzáles; a atual Coordenadora Nacional do MNU – Movimento Negro Unificado. Mora na cidade de Goiânia /GO) e que falará sobre o tema “Recontar a história pela memória da população negra.”

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *