Today sábado, 27th abril 2024
Breaking News
Logo FETEMS

Site de Notícias da FETEMS

FETEMS presente na reunião do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE)

FETEMS presente na reunião do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE)

A presidenta da FETEMS, Deumeires Morais, Onivan Lima Correa (Secretário de Formação Sindical da FETEMS e representante do Fórum Estadual de Educação de MS/ FEEMS) e Sueli Veiga Melo (Secretária de Políticas Educacionais da FETEMS) participaram nessa segunda-feira, dia 6 de junho, da reunião do Pleno do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), conforme deliberação da Coordenação Executiva do FNPE.

Com sua legitimidade e vigor, como sabemos, o FNPE está desenvolvendo com sucesso, com as suas entidades e os fóruns pelo país, a II Conferência Nacional Popular de Educação (Conape 2022), com suas etapas preparatórias em andamento desde 2021 (Conferências livres, inter-regionais, municipais e livres, além das etapas estaduais).

Por essa razão, a reunião teve como pauta os últimos preparativos para Etapa Nacional da Conape, que tem como lema o Centenário de Paulo Freire e será realizada entre os dias 15 a 17 de julho de 2022, no Centro de Convenções de Natal/RN, conforme já amplamente divulgado.

A presidenta da FETEMS, Deumeires Morais, destaca que a “FETEMS, entendendo a importância deste movimento de resistência das(os) trabalhadoras(as) em Educação realizou as Conferências nas catorze regionais da nossa Federação, uma Conape Livre e a etapa Estadual em MS. Os debates dos eixos foram qualitativos e culminaram num documento importante para a participação da delegação do MS na etapa Nacional que acontecerá no mês de julho em Natal/RN”.

“Momento importante para compreender a importância da participação da delegação de Mato Grosso do Sul na CONAPE. Lembrando que MS, por meio do Fórum Estadual de Educação (FEEMS) em parceria com a FETEMS, Movimento Sindical, Universidades públicas e privadas, entidades em defesa da infância e da educação puderam debater e apresentar propostas para uma educação que seja para a emancipação de cada brasileiro em todas as etapas e modalidades. Importante momento para defender o Estado Democrático de Direito e um projeto para o estado brasileiro construído a partir dos anseios do nosso povo trabalhador”, enfatizou Prof. Onivan de Lima Correa, que participou da reunião representando a FETEMS e o Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (FEEMS).

Mato Grosso do Sul já está com mais de 40 delegados confirmados para participarem da CONAPE em Natal/RN. São Delegados que participaram das etapas da CONAPE: etapa Estadual de MS (Sindicalistas, professores da Educação Básica e Ensino Superior, Acadêmicos, etc).

O tema do II CONAPE 2022 é “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”, e tem como lema “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *