Today domingo, 28th abril 2024
Breaking News
Logo FETEMS

Site de Notícias da FETEMS

Escola da Autoria em Corumbá promove debates tendo como base o Almanaque de combate à lgbtfobia da CUT

Escola da Autoria em Corumbá promove debates tendo como base o Almanaque de combate à lgbtfobia da CUT

A escola da Autoria Júlia Gonçalves Passarinho, do município de Corumbá, promoveu nos dias 27 e 28 de junho (mês do orgulho LGBTQIA+) um intenso debate com os estudantes orientados pelo professor Pedro Medina e o professor Douglas Voks. Foram realizadas diversas atividades como palestras, apresentações culturais e rodas de conversas, tendo essas rodas de conversas como texto de embasamento o ALMANAQUE LGBTQIA+ da CUT, cujos temas do almanaque, antes das rodas de conversas, foram devidamente estudados pelos alunos e posteriormente debatido entre os mesmos. Da mesma forma, os temas das palestras tiveram como eixo os temas do almanaque.

Realizar esse trabalho na escola se faz necessário, uma vez que é um tema que precisa ser debatido e esclarecido, principalmente na escola que é um espaço democrático de construção de conhecimento e onde os sujeitos se formam cidadãos, como é frisado em um dos temas do almanaque: “Contra a discriminação, educar é preciso”.

Ao final desses dois dias de construção de conhecimentos, os estudantes declararam a necessidade de mais eventos como este para serem trabalhados nos espaços da escola, incluindo outros temas, considerados “tabus” para a sociedade.
É muito importante que as nossas escolas façam um debate sobre todos os temas presentes na sociedade, dentre eles, sobre a homofobia e o respeito à diversidade, como fez o Professor Pedro Medina e a Escola Júlia Gonçalves Passarinho.

“A escola é um espaço onde podemos construir novos valores, novos conhecimentos e novas posturas de superação do preconceito, da discriminação, do ódio e do desrespeito ao diferente. Com certeza, teremos uma sociedade e pessoas muito mais felizes se todos/as/es forem respeitados(as) em suas orientações e escolhas, sejam elas no trabalho e na vida pessoal”, destaca o professor Pedro Medina.

A Secretária de Políticas Educacionais da FETEMS e Secretária Adjunta de Formação Sindical Nacional da CUT, Sueli Veiga, “ressalta que a CUT vem promovendo um amplo debate sobre este tema, e lançou recentemente, o Almanaque de combate à lgbtfobia, material informativo que está disponível para os nossos sindicatos, escolas, entidades e pessoas que tiverem interesse em adquirir conhecimento sobe o assunto”.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *