Today domingo, 28th abril 2024
Breaking News
Logo FETEMS

Site de Notícias da FETEMS

FETEMS participa de Seminário por meio da Secretaria de Formação Sindical em Corumbá

FETEMS participa de Seminário por meio da Secretaria de Formação Sindical em Corumbá

A FETEMS, por meio da Secretaria de Formação Sindical, esteve presente no 1º Seminário de Educação e Sindicalismo Revolucionário realizado pelo SIMTED de Corumbá, sábado, dia 22. Para o Secretário de Formação Sindical da FETEMS, prof. Dr. Onivan de Lima Correa “o Seminário de Formação Sindical foi um espaço fundamental para debater com os trabalhadores em educação de Corumbá sobre a conjuntura política e os desafios do Movimento Sindical em Mato Grosso do Sul”.

O Secretário de Formação Sindical destaca também a importância da organização sindical para fazer a defesa da classe trabalhadora. “Colocamos a FETEMS à disposição para contribuir com o processo de organização e fortalecimento da luta dos trabalhadores em educação do município de Corumbá, de MS e do Brasil”, disse Onivan.

A Secretária dos Administrativos da Educação da FETEMS, Idalina da Silva, acredita que “um sindicato revolucionário é o que unifica as categorias, assim como a FETEMS e os SINTEDs, a CNTE, com o objetivo de avançar nas lutas por direitos a planos de carreira, formação e valorização dos profissionais da Educação”.

O presidente do SIMTE de Corumbá, Omar Postigliatti, destaca a importância de realizar momentos de reflexões e discussões do sindicalismo dos últimos 20 anos, principalmente diante da ascensão da extrema-direita no poder. “Tratamos sobre o resgate ao Sindicalismo Revolucionário e trouxemos a História das lutas da classe trabalhadora numa perspectiva pautada na importância da independência e autonomia das ações e da organização dos trabalhadores”, afirmou Omar.

A mesa redonda contou com participação da prof. Dr. Ana Maria Santana, da UFMS, Dr. Alberto Feiden, da EMBRAPA/SINPAF, prof. Rômulo de Castro, da FOB-RJ, prof. Luciana de Brito, SIGA-SC. O evento contou ainda com apreciação literária, roda de conversa com escritores locais e intervenções culturais, apresentações teatrais, exposição de trabalhos do Coletivo Mulheres Artistas do Pantanal, além da cultura de rua do hip hop, com o coletivo Cotidiano Difícil, e samba com o músico Dudu Souza.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *