Today domingo, 28th abril 2024
Breaking News
Logo FETEMS

Site de Notícias da FETEMS

FETEMS discute Educação Infantil e Novo Ensino Médio em Seminário no dia 28 de junho

FETEMS discute Educação Infantil e Novo Ensino Médio em Seminário no dia 28 de junho

A FETEMS realiza no próximo dia 28 de junho, o “Seminário Educacional” para discutir a Educação Infantil e o Novo Ensino Médio nas escolas públicas de Mato Grosso do Sul. O Seminário será realizado na sede da FETEMS, em Campo Grande, das 7h30 às 17h.

“Sempre atualizada em relação às mudanças no ensino brasileiro, a FETEMS tem acompanhado a implementação do novo Ensino Médio nos municípios do nosso estado, bem como os desafios da educação infantil, por isso a importância em discutir e estudar o tema em um Seminário para que possamos entender as dificuldades dos professores(as) e gestores(as) de escolas e subsidiar as suas demandas”, destaca a Presidenta da FETEMS, Deumeires Morais.

Considerada a maior mudança na Educação nos últimos 20 anos, a implementação, entrou em vigor em 2022, e de acordo com recomendações do MEC, vai ocorrer progressivamente. Uma das novidades é a existência de quatro novas disciplinas obrigatórias no currículo: Projeto de Vida, Mundo do Trabalho, Cultura e Tecnologias Digitais e Iniciação Científica.

A Secretária de Políticas Educacionais da FETEMS, Sueli Veiga, explica que “nos últimos anos, desde 2009, quando se tornou obrigatória a matrícula das crianças e jovens, de 4 aos 17 anos de idade, a Educação Infantil e o Ensino Médio, se tornaram palco de grandes mudanças. Com isso, o poder público, precisou ampliar a oferta, as escolas e o quadro de profissionais para atender a ampliação de matrículas e as novas demandas. Além disso, foram aprovadas a BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e a Reforma e a BNCC do Ensino Médio. É evidente, que isso, traz mudanças e problemas nas redes de ensino e em toda a organização da educação.”

A FETEMS reforça o convite para todos os membros da Direção da FETEMS, para os SIMTEDs para que os(as) professores(as) da educação infantil e do ensino médio participem do seminário.

O seminário terá a seguinte programação:
7:30h – Início do Credenciamento
8:30 – Abertura Oficial
9h às 12h – MESA DE ANÁLISE DE CONJUNTURA EDUCACIONAL.

  1. Conjuntura Educacional Internacional – Professora Fátima Silva, Secretária Geral da CNTE.
  2. Conjuntura Política, Sindical e Educacional Estadual – Professor Jaime Teixeira, presidente licenciado da FETEMS.
  3. Conjuntura Educacional Estadual – Professora Sueli Veiga, Secretária de Políticas Educacionais da FETEMS.
    Exposição e debate.
    12h – Almoço
    13:30h – MESA SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL E REFORMA E NOVO ENSINO MÉDIO.
  4. Os desafios para a Educação Infantil no contexto atual – Professora Doutora Mariete Félix da Rosa, Fórum Estadual de Educação Infantil e Comitê/MS, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
  5. Os Desafios da Reforma e do Novo Ensino Médio – Professor Fernando Cássio, da UFABC.
    Exposição e debate.
    16:30h – Propostas e Encaminhamentos da FETEMS.
    17h – Encerramento.

Related Posts

One thought on “FETEMS discute Educação Infantil e Novo Ensino Médio em Seminário no dia 28 de junho

  1. Parabéns FETEMS pela iniciativa e responsabilidade com a Educação dos “futuros membros ativos da nossa sociedade”, é na base que devemos construir um mundo melhor para se viver é preciso ter um olhar holístico para mudar o que está posto. Parabéns pela iniciativa e pelo desempenho nas ações na Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *