Today domingo, 28th abril 2024
Breaking News
Logo FETEMS

Site de Notícias da FETEMS

Corumbá – Paralisação por três dias nas Escolas é a resposta da Classe Trabalhadora ao descaso

Corumbá – Paralisação por três dias nas Escolas é a resposta da Classe Trabalhadora ao descaso

                 Reunida em Assembleia convocada pelo Simted Corumbá nesta quarta-feira, 18 de outubro, no Espaço Casablanca, os trabalhadores em Educação decidiram pela paralisação por três dias, a partir de segunda-feira, nos três períodos, em todas as escolas da rede pública municipal de Ensino.


                 Trata-se de um movimento em repúdio ao descaso com que a classe trabalhadora vem sendo tratada tanto nas negociações para implantação do PCCR dos Administrativos como nas negociações para recomposição das perdas salariais do Magistério.


                 Além disso, a manifestação é uma resposta à falta de estrutura na maioria das escolas, muitas funcionando em estado precário, sem ar-condicionado, sem fornecimento regular de água, sem condições para o bom andamento das atividades pedagógicas e para o trabalho digno do profissional de educação.


                Constatamos falta de diálogo por parte da Secretaria Municipal de Educação com os profissionais, o que resulta em ações e gastos desnecessários que desorganizam e atrapalham o trabalho pedagógico, como a aquisição de frigobares para as salas de aula, em que, na maioria das escolas, não estão em funcionamento por conta da não adequação da rede elétrica. São fatos e denúncias que recebemos dos trabalhadores.


Lembrando a todas e a todos que estamos em INDICATIVO DE GREVE.


             No tocante ao PCCR, faltam poucos dias para o encerramento do prazo para que o estudo de implantação seja encaminhado para apreciação da Câmara, mas o processo continua travado, notamos falta de iniciativa e vontade dos gestores públicos que tratam do assunto na comissão mista.


           Com relação às negociações para o reajuste salarial do Magistério, não houve a reunião agendada para o dia 4 de outubro, diante da ausência e do interesse zero do Chefe do Executivo para tratar da questão.

              Apenas fomos informados que uma nova reunião seria agendada após o dia 10, mas até o momento da redação desta nota nenhum comunicado foi enviado ao Simted.


            Há um descaso inaceitável e inconcebível nesse processo de negociação salarial por parte do Chefe do Executivo e seus secretários. Lembramos que neste ano de 2023 nada recebemos de reajuste. Foi nos dado um abono que não reconhecemos como reajuste. Por isso estamos tomando as medidas cabíveis e sensatas pela valorização da categoria, a começar pela Paralisação de três dias. Serão três dias com ações e mobilizações que visam conscientizar a sociedade sobre nossos problemas.


            Nosso movimento visa dialogar com professoras, professores, alunos, pais de alunos, administrativos, comunidades escolares, enfim, todos os envolvidos na rede pública municipal de Ensino. Vamos levantar e debater todas as questões que nos afligem e tornam nosso trabalho, a cada dia que passa, menos viável, mais constrangedor, com perdas para a educação de qualidade e a todos que dependem dela para ter uma vida melhor.

Simted/Assessoria de Imprensa

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *