Today domingo, 28th abril 2024
Breaking News
Logo FETEMS

Site de Notícias da FETEMS

FETEMS participa da Conferência de Saúde Mental da Macrorregional de Dourados

FETEMS participa da Conferência de Saúde Mental da Macrorregional de Dourados


A FETEMS, por meio da Secretaria de Saúde dos(as) Trabalhadores(as) esteve presente na Conferência de Saúde Mental da Macrorregional de Dourados realizada entre os dias 25 e 28 de maio no município de Dourados. Com o tema “A política de Saúde Mental como Direito: pela Defesa do Cuidado em Liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da Atenção Psicossocial no SUS”, os participantes debateram pautas importantes em relação ao papel do Conselho e a importância do SUS, principalmente no pós-pandemia.


Iara Gutierrez Cuellar (Secretária de Saúde do Trabalhador da FETEMS) destacou a importância do evento, principalmente porque o “Conselho cumpre um papel fundamental que é de fiscalizar, acompanhar e monitorar a saúde, por isso se fez necessário discutir o controle social em relação as verbas públicas, ou seja, o que realmente o Estado tem para a Saúde”.


Foram três dias importantes, com intensa participação de Delegados(as), Conselheiros(as), sendo que no dia 25 foi realizada a 354ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde com o debate sobre a importância do SUS enquanto saúde pública para todos(as).


Nos dias 26 e 27 os conselheiros tiveram uma extensa programação, durante a Conferência de Saúde Mental da Macrorregional de Dourados, com a participação de profissionais da área da saúde.
Elenita Abílio Sureke (Psicóloga Mestre em Ensino de Saúde) realizou a exposição: “Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito a Cidadania”; Genivaldo Dias da Silva (Presidnete do Conselho Municipal de Saúde): “Gestão, Financiamento, Formação e Participação social na garantia de serviços de Saúde Mental e Daianny Garcia do Nascimento (Psicóloga da Secretaria de Estado de Saúde MS) com a exposição: “Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o Cuidado psicossocial durante a pós-pandemia”.


Durante uma intervenção, Iara Gutierrez Cuellar (Secretária de Saúde do Trabalhador da FETEMS) abordou com os palestrantes a preocupação com as crianças que voltaram para a sala de aula no pós-pandemia e o quanto elas precisam neste momento ser assistidas: “Não existe no momento uma política para isso e é preciso construir uma proposta para que esse público alvo seja atingido, pois muitas crianças perderam familiares para a covid e ainda foram vítimas de abuso”.


A próxima etapa da Conferência de Saúde Mental será realizada no mês de agosto em Campo Grande, sendo que na ocasião serão eleitos(as) delegados(as) para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que acontecerá em Brasília-DF, em novembro de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *