Today sábado, 27th abril 2024
Breaking News
Logo FETEMS

Site de Notícias da FETEMS

FETEMS participa da Abertura da Etapa da CONAEE(MS)   

FETEMS participa da Abertura da Etapa da CONAEE(MS)   

A FETEMS participou na noite de segunda-feira(13), da abertura da Etapa Estadual da CONAEE(MS). O evento acontece até terça-feira(14), no Teatro Glauce Rocha, na UFMS, sendo organizado pelo Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (FEEMS), e coordenado pelo professor Dr. Onivan de Lima Correa(Secretário de Formação Sindical da FETEMS).

O debate pretende contribuir com o novo Plano Nacional de Educação (PNE- 2024/2034). A CONAE traz como tema: “O Plano Nacional de Educação(2024/2034):Política de Estado para Garantia da Educação como Direito Humano, com justiça Social e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável.”               

O Professor Jaime Teixeira, presidente da FETEMS, falou sobre como a educação brasileira foi desvalorizada durante os dois governos anteriores ao atual, e fez duras críticas ao último governo. “Nos últimos anos não tivemos um governo parceiro da educação, e sim um governo que deixou de cumprir com o compromisso de investir os royalties do petróleo e os 10% do PIB  na educação, reformou o Ensino Médio e reduziu o orçamento da educação”. No entanto, comemorou, “a reconstrução da educação”, o fato da educação “continuar forte”, e a sanção da nova política de cotas

A Vice-Presidenta de FETEMS, Deumeires Morais, Ana Maria Oliveira, (Secretária Geral), José Remijo Perecin, (Secretário de Finanças); Olinda Conceição da Silva, (Secretária dos Aposentados); Sueli Veiga Melo (Secretária de Políticas Educacionais); Fátima Silva, a Vice- Presidenta da IEAL (Internacional da Educação para a América Latina) e presidentes e presidentas dos SIMTED´s , estiveram presentes à solenidade.

A abertura do evento contou com um debate sobre a atual conjuntura educacional brasileira com o Presidente da CNTE, Professor Heleno Araújo. 

Compuseram a mesa de abertura o deputado estadual, Pedro Kemp,e Gleice Jane, ambos pelo Partido dos Trabalhadores, a Profa. Dra. Elaine Borges Monteiro Cassiano (IFMS); Prof. Dra Mariete Felix Rosa, Campanha  Nacional pelo Dieito a Educação e Fórum da Educação Infantil; o Presidente da UNDIME, Professor Guerino Pierus; Prof. Andrea Militão (UEMS/ ANFOPE); Prof. Dr. Fábio Perboni; (UFGD); Davi Oliveira dos Santos; (SED/MS); Pedro Tiago Marino Falcão (UNE); Profa. Dra. Solange Jarcem Fernandes; (ANPAE/ ANPED/ FINEDUCA), Professora Dra. Ana Paula Merlim, Presidenta da ANEC e do Fórum Nacional da Educação Infantil; Profa. Alelis Izabel de Oliveira Gomes; Coordenadora Estadual da UNCME e a Prof. Dra. Joana Durbem; Coordenadora Adjunta do Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos.   

O evento reuniu representantes da educação básica e superior, pública e privada, gestores, professores, pais, alunos e setores organizados da sociedade civil e vai eleger os delegados e delegadas para a etapa nacional que acontece entre os dias 28 e 30 de janeiro, em Brasília(DF) .

 

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *