Today sábado, 27th abril 2024
Breaking News
Logo FETEMS

Site de Notícias da FETEMS

Com Brinquedoteca, trabalhadoras da educação ampliam participação no debate nacional, diz delegada do Conape

Com Brinquedoteca, trabalhadoras da educação ampliam participação no debate nacional, diz delegada do Conape

Muitas mães deixam de participar de debates nacionais sobre educação porque, muitas vezes, não têm com quem deixar seus filhos, mas não é o caso da trabalhadora da educação em Aroeiras- PB, Ana Maria Monteiro do Nascimento, que já se inscreveu para participar da II Conferência Nacional Popular de Educação (Conape). Delegada, Ana tem dois filhos: Maria Elisa de 7 anos e Miguel de 3 anos.

Ela conta que é muito inovadora a possibilidade de acolher as crianças e que não conseguiria participar caso não tivesse este tipo de ação da FNPE, que pensou nas mães e mulheres da categoria.

“Muitas vezes deixamos de participar de muitos eventos por essa fase de maternidade que exige atenção com as crianças e eu só vou conseguir participar como representante do meu município porque vai ter um espaço acolhedor para receber meus filhos, que estão de férias”, afirma a professora. Ela diz ainda que as crianças estão na expectativa, porque além de se divertirem vão participar de uma “atividade diferente e educacional”.

Isso porque o Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE), que organiza o evento, pela primeira vez, vai disponibilizar para as trabalhadoras da educação um espaço lúdico para brincadeiras dirigidas e espontâneas, que está sendo chamado de brinquedoteca para que todas e todos participem do debate nacional sobre a educação pública, popular e gratuita e uma profunda reflexão sobre qual projeto de nação e projeto de educação que o país precisa.

 A Conape será de 15 a 17 de julho de 2022, no Centro de Convenções de Natal (RN), e a brinquedoteca funcionará nos três dias e em três turnos, só no domingo que terá apenas o turno da manhã. Durante o período em que a criança estiver na Brinquedoteca ela será acompanhada por monitores, estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob a supervisão de professoras da mesma instituição.

Para a Secretária de Relações de Gênero da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), Berenice D’Arc Jacinto, é muito importante os espaços de acolhimento para as crianças porque as mulheres sempre estão numa condição sempre do cuidado e a participação das trabalhadoras da educação é fundamental.

“Para nós da CNTE é de extrema importância a maior participação das mulheres, até porque nossa categoria na maioria é feminina e é preciso fortalecer a participação das professoras e das funcionárias das escolas para possibilitar a participação delas sem preocupação. E esta ação representa bem o que é a Conape, um espaço democrático e popular e que privilegia a participação das mulheres nesse processo”, destaca Berenice.

Ana Maria complementou a fala da dirigente: “Será uma oportunidade e uma experiência que a gente pode viver e trazer para nosso município porque é uma maneira das mães acompanharem e contribuírem com o debate que também trata da vida da gente. A Conape acertou e possibilitou que mais mulheres participem da atividade”, ressaltou Ana Maria.
O FNPE também disponibiliza um acampamento para alternativa de hospedagem em Natal.

Serviço
A/o participante da Conape responsável deverá manifestar interesse via Whatsapp pelo telefone (61) 9 9943-3775 até hoje, dia 07/07/2022.

Programação

15 DE JULHO DE 2022 (SEXTA-FEIRA)
10h – Credenciamento – SAGUÃO PRINCIPAL
14h – Caminhada-Mobilização Nacional em Defesa da Educação Pública e atos culturais simultâneos em consonância com o Documento Base da Conape. Concentração Percurso em detalhamento (4 km)
16h – Ato Político-Cultural da CONAPE 2022 – Praça da Árvore
20h – Apresentações Artísticas
Permanente – Exposição Fixa Centenário de Paulo Freire
Permanente – Estandes e Feira Economia Solidária, Alimentação e Artesanato
Exposição Centenário Paulo Freire

16 DE JULHO DE 2022 (SÁBADO)

08h – Atividade Cultural de Acolhimento
08h às 12h – Continuidade do Credenciamento – SAGUÃO PRINCIPAL
08h30 às 11h30 – Sessões de debates das comunicações orais (Apresentação de Trabalhos Acadêmicos)
11h30 às 12h30 – Atividades autogestionadas propostas pelas entidades e parceiros estratégicos do campo educacional e áreas setoriais. Serão apresentações culturais, exposições, mostras, rodas de conversas, debates, minicursos, palestras, mesas redondas, painéis, reuniões, lançamentos e apresentações.
13h30 às 14h – Apresentação Cultural
14h às 18h – Plenárias de Eixos – Documento Base da Conape
Permanente – Estandes e Feira Economia Solidária, Alimentação e Artesanato – Exposição Centenário Paulo Freire
18h30 às 19h30 – Atividades autogestionadas propostas pelas entidades e parceiros estratégicos do campo educacional. Serão apresentações culturais, exposições, mostras, rodas de conversas, debates, minicursos, palestras, mesas redondas, painéis, reuniões, lançamentos e apresentações.
19h30 às 21h30 – Sessões de debates das comunicações orais (Apresentação de Trabalhos Acadêmicos)
22h – APRESENTAÇÃO CULTURAL – SHOW
Permanente – Exposição Fixa Centenário de Paulo Freire

17 DE JULHO DE 2022 (DOMINGO)
08h30h às 11h – Grande Plenária da CONAPE que deliberará sobre o documento final e moções.
12h – Manifesto da II CONAPE
15h – Encerramento Político
Permanente – Exposição Fixa Centenário de Paulo Freire

Com Informações CNTE

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *