Today domingo, 28th abril 2024
Breaking News
Logo FETEMS

Site de Notícias da FETEMS

FETEMS participa da abertura e Ato Político-Cultural com grande caminhada da Educação no II CONAPE em Natal (RN)

FETEMS participa da abertura e Ato Político-Cultural com grande caminhada da Educação no II CONAPE em Natal (RN)

A FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), participa, na cidade de Natal (RN), da II CONAPE (Conferência Nacional Popular de Educação), entre os dias 15 e 17 de julho, com mais de 40 Delegados, entre dirigentes da FETEMS e dirigentes dos SIMTED’s (Sindicatos Municipais dos Trabalhadores(as) em Educação de Mato Grosso do Sul), sindicalistas e estudantes.

Nesta sexta-feira, dia 15, será realizada a abertura oficial com uma grande Caminhada de Mobilização Nacional em Defesa da Educação Pública com atos culturais simultâneos. “Toda programação da II CONAPE é importante e a realização de um Ato Político-Cultural é fundamental, principalmente para que possamos mostrar a união e a força da educação do nosso país. É primordial que se restabeleça todo investimento necessário para avançar, pois nada será construído em nosso país, sem uma educação pública de qualidade e com profissionais valorizados, e que possamos também garantir a retomada da democracia e da igualdade de direitos no nosso país”, destaca a presidenta da FETEMS, Deumeires Morais.

O tema da II CONAPE 2022 é: “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”, e tem como lema “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

A FETEMS realizou com antecedência Conferências nas 14 regionais da nossa Federação, uma “CONAPE Livre” e a etapa Estadual em MS. Os debates dos eixos foram qualitativos e culminaram num documento importante para a participação da delegação do MS. Todos os participantes de Mato Grosso do Sul confirmados para a II CONAPE estiveram nas etapas da CONAPE: etapas Regionais da FETEMS, CONAPE Livre e etapa Estadual em Mato Grosso do Sul.

Confira a programação completa da II CONAPE:

15 DE JULHO DE 2022 (SEXTA-FEIRA)
10h – Credenciamento – SAGUÃO PRINCIPAL
14h – Caminhada-Mobilização Nacional em Defesa da Educação Pública e atos culturais simultâneos em consonância com o Documento Base da Conape.
Concentração Percurso em detalhamento (4 km)
16h – Ato Político-Cultural da CONAPE 2022 – Praça da Árvore
20h – Apresentações Artísticas
Permanente – Exposição Fixa Centenário de Paulo Freire
Permanente – Estandes e Feira Economia Solidária, Alimentação e Artesanato
Exposição Centenário Paulo Freire
16 DE JULHO DE 2022 (SÁBADO)
08h – Atividade Cultural de Acolhimento
08h às 12h – Continuidade do Credenciamento – SAGUÃO PRINCIPAL
08h30 às 11h30 – Sessões de debates das comunicações orais (Apresentação de Trabalhos Acadêmicos)
11h30 às 12h30 – Atividades autogestionadas propostas pelas entidades e parceiros estratégicos do campo educacional e áreas setoriais. Serão apresentações culturais, exposições, mostras, rodas de conversas, debates, minicursos, palestras, mesas redondas, painéis, reuniões, lançamentos e apresentações.
13h30 às 14h – Apresentação Cultural
14h às 18h – Plenárias de Eixos – Documento Base da Conape
Permanente – Estandes e Feira Economia Solidária, Alimentação e Artesanato
Exposição Centenário Paulo Freire
18h30 às 19h30 – Atividades autogestionadas propostas pelas entidades e parceiros estratégicos do campo educacional. Serão apresentações culturais, exposições, mostras, rodas de conversas, debates, minicursos, palestras, mesas redondas, painéis, reuniões, lançamentos e apresentações.
19h30 às 21h30 – Sessões de debates das comunicações orais (Apresentação de Trabalhos Acadêmicos)

22h – APRESENTAÇÃO CULTURAL – SHOW
Permanente – Exposição Fixa Centenário de Paulo Freire
17 DE JULHO DE 2022 (DOMINGO)
08h30h às 11h – Grande Plenária da CONAPE que deliberará sobre o documento final e moções.

12h – Manifesto da II CONAPE
15h – Encerramento Político
Permanente – Exposição Fixa Centenário de Paulo Freire

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *