Today domingo, 28th abril 2024
Breaking News
Logo FETEMS

Site de Notícias da FETEMS

FETEMS na conscientização e prevenção ao câncer de mama e próstata

FETEMS na conscientização e prevenção ao câncer de mama e próstata

A FETEMS, por meio da direção e colaboradores, literalmente, vestiu a camisa da campanha em prol da prevenção ao câncer de mama e câncer de próstata, alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul.

Para o presidente da FETEMS, Professor Jaime Teixeira, falar a respeito das duas doenças que mais matam homens e mulheres em nosso país, é uma questão de responsabilidade social e coerência. “A melhor maneira de prevenir é por meio da informação. A Fetems busca contribuir com a conscientização promovendo o acesso às informações quanto a necessidade de prevenção e incentivo para que todos e todas mantenham a saúde em dia”, disse o presidente da FETEMS.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020-2022 a estimativa é de 66.280 novos casos de câncer de mama no país. O risco estimado é de 61,61 casos por 100 mil mulheres. Em Mato Grosso do Sul são estimados 850 novos casos até o final de 2022.

Já no caso do câncer de próstata, conforme dados do INCA, foram diagnosticados 68.220 novos casos da doença e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.

“Nossa mensagem é a respeito da importância de a população masculina também buscar ir ao médico e cuidar da saúde”, destaca Professor Jaime.

A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.

Algumas dicas para ter uma vida mais saudável e evitar o câncer:

  1. Não fumar
  2. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
  3. Evitar o consumo de carnes ultraprocessadas
  4. Evitar exposição ao Sol entre 10h e 16h
  5. Evitar exposição às substâncias industriais
  6. Comer alimentos saudáveis
  7. Manter peso adequado
  8. Praticar exercícios físicos
  9. Realizar exames preventivos.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *