Today domingo, 28th abril 2024
Breaking News
Logo FETEMS

Site de Notícias da FETEMS

FETEMS debate os riscos do “homeschooling” durante Seminário Educacional

FETEMS debate os riscos do “homeschooling” durante Seminário Educacional

Entender os riscos e efeitos negativos da educação domiciliar sobre o desenvolvimento infantil é fundamental em todas as esferas

A Secretária do Departamento de Educação Infantil da FETEMS, Isabel de Lourdes Lopes Souza Borges, faz um alerta para a prática de educar as crianças totalmente fora da escola, a chamada “homeschooling”, por conta dos seus inúmeros pontos negativos já comprovados em pesquisas e estudos. “Nós entendemos que a educação é um direito de todas as crianças e o convívio social faz parte do processo de aprendizagem, é por meio da convivência com as outras crianças, professores(as) e toda comunidade estudantil que se exerce a cidadania plena”, esclarece a Secretária.

A proposta de regulamentar o ensino “homeschooling” já estava entre as prioridades de governo do presidente Jair Bolsonaro, e visa criar regras para quem prefere educar os filhos em casa, ou seja, pais ou tutores assumem o papel de professores e professoras. O projeto de lei altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

A Presidenta da FETEMS, Deumeires Morais, lembra que a educação escolar é obrigatória e desde 2009, este é um direito assegurado na Constituição a todas as crianças e jovens de 4 a 17 anos. “O ensino em casa trará diversos efeitos negativos às nossas crianças, e suas consequências serão sentidas em breve. Não existe a menor possibilidade de uma família de baixa renda aderir a este tipo de ensino”.

Deumeires explica ainda que “o nosso objetivo sempre foi avançar, lutar para que nenhuma criança fique fora da escola e lutar mais ainda contra a evasão escolar, para que todas consigam cursar uma universidade. É na escola que estão as oportunidades, é na escola o local onde professores e professoras conseguem de fato sentir como está aquela criança e aquele(a) adolescente. Consegue saber se estão com fome, se falta saneamento básico, se estão doentes e sem acesso a médicos, o seja, se estão em situação de vulnerabilidade ou sendo expostas a algum tipo de violência. E o mais importante, o papel do professor(a) é fundamental no processo de ensino aprendizagem, pois viabiliza a discussão, o crescimento intelectual, experiências, trabalho em grupo dentro da sala de aula, e ainda favorece o debate e o senso de democracia”.

De acordo com estudos e pesquisas realizadas nos Estados Unidos entre 2011 e 2014 com alunos que concluíram o ensino médio, crianças que haviam sido submetidas ao “homeschooling” tinham menos probabilidade de ingressar no ensino superior. Quanto a questões sociais, elas apresentavam níveis mais baixos de bem-estar e autoconfiança e um sentimento mais alto de desamparo. Esse conjunto de características aponta para cidadãos menos atuantes na sociedade, com menor potencial de renda e bem-estar.

Existem diversos efeitos negativos elencados, entre eles estão:

  • Chance menor de ingressar no ensino superior;
  • Renda mais baixa na vida adulta;
  • Autoconfiança menor;
  • Menos oportunidades para convivência com outras crianças ou outros adultos cuidadores;
  • Maior risco de a criança se tornar “invisível” e perder acesso a outros direitos e serviços providos pelo Estado (ex: assistência à saúde e proteção social).

Sempre atenta aos fatos, a FETEMS vai realizar no próximo dia 28 de junho, o “Seminário Educacional” para discutir estas e outras questões relevantes à Educação Infantil e também sobre o Novo Ensino Médio nas escolas públicas de Mato Grosso do Sul. O Seminário será realizado na sede da FETEMS, em Campo Grande, das 7h30 às 17h.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *