Today sábado, 7 de dezembro de 2024
Breaking News
FETEMS

Site de Notícias da FETEMS

Fetems participa da Marcha da Classe Trabalhadora no dia 22 de maio em Brasília

Fetems participa da Marcha da Classe Trabalhadora no dia 22 de maio em Brasília

Com o mote “Dignidade para quem faz o estado”, servidores e servidoras da educação pública de todo o país vão a Brasília, no dia 22 de maio, para participar da Marcha da Classe Trabalhadora. A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), organiza uma caravana com quatro ônibus com representantes de todos os municípios do estado para participar do evento, que é convocado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

A mobilização tem como foco três eixos de luta: A revogação das reformas trabalhistas e previdenciárias e pelo fim da lei das terceirizações. Entre seus objetivos, a Marcha buscará apresentar uma agenda ao Congresso Nacional que garanta o pleno emprego, melhores salários e um desenvolvimento econômico e social para o país.

O Projeto de Emenda Constitucional nº 32/20, da reforma administrativa Bolsonaro/Guedes, ameaça os direitos dos servidores públicos, assim como da população, e é considerada por especialistas como a pior proposta sobre administração pública já enviada ao Congresso Nacional. Este será um dos principais alvos da manifestação. A mobilização vai cobrar ação de parlamentares para que não permitam o desmonte do serviço público. 

Dentro do bloco dos servidores federais, estaduais e municipais, trabalhadores/as da educação de sindicatos filiados à CNTE, dentre eles a Fetems, irão endossar a luta por uma perspectiva de carreira e de aposentadoria dignas.

“A Fetems e seus 74 sindicatos municipais filiados se mobiliza para participar desta grande e importante mobilização que é a Marcha da Classe Trabalhadora. Estamos viabilizando quatro ônibus para que trabalhadores (as) em educação de todos os municípios do estado possam ir a Brasília para defender e reivindicar uma educação pública de qualidade”, falou o Presidente da Fetems, Jaime Teixeira.

Além da PEC 32, a marcha luta pela:

I- Regulamentação da Convenção 151, que garante aos servidores o direito à negociação coletiva;

II- Por um reajuste salarial digno aos servidores;

III- Pela reestruturação de carreiras e realização de concursos públicos;

IV-Pelo piso salarial e carreira da educação;

V- Pela aprovação da PEC 555, fim do confisco dos aposentados e pensionistas; e

VI- Contra a Lei Complementar 173, que congelou direitos da categoria. 

A concentração dos/as trabalhadores/as está marcada para às 8h, no estacionamento da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Eixo Monumental, em Brasília.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *