Today domingo, 28th abril 2024
Breaking News
Logo FETEMS

Site de Notícias da FETEMS

FETEMS participa da 4ª Conferência Internacional das Mulheres da Educação

FETEMS participa da 4ª Conferência Internacional das Mulheres da Educação

A Presidenta da FETEMS, Deumeires Morais participa nesta segunda-feira juntamente com Ana Maria de Oliveira (Secretária Geral da FETEMS) e Sueli Veiga (Secretária de Políticas Educacionais) da 4ª Conferência Internacional das Mulheres da Educação – Usando o poder das mulheres para a mudança: Um festival de ideias, experiências e estratégias para promover a igualdade de gênero em e por meio de sindicatos educacionais.

Contando com a participação de mulheres de todo o mundo, a Conferência segue de hoje até o dia o dia 16, quinta-feira, pela primeira vez no formato virtual devido à pandemia de Covid-19. “É uma oportunidade para que a FETEMS, junto com as demais entidades de vários países, debata, reflita e troque experiências sobre a promoção ao direito universal à educação para todos e todas. E ainda sobre os avanços e a realidade das mulheres sindicalistas da educação, para que possamos ter estratégias também para a promoção da igualdade de gênero por meio dos sindicatos”, destacou Deumeires Morais (Presidenta da FETEMS).

Para Ana Maria de Oliveira (Secretária Geral da FETEMS) esse é “um momento de intercâmbio e também interação e diálogo entre mulheres docentes, sindicalistas sobre as conjunturas apresentadas, fazendo defesa da Educação Pública como direito social e fortalecimento de políticas públicas para erradicação da violência contra mulheres.”

Além de debater sobre a participação das mulheres nos sindicatos da educação, a atividade, organizada pela Internacional da Educação, vai envolver arte e cultura, bem como conversas inspiradoras de alto nível, segmentos inter-regionais e encontros interativos.

Para Fátima Silva, vice-presidenta da Internacional da Educação para América Latina e secretária-geral na CNTE, o evento vai discutir, sobretudo, a questão de gênero no mundo do trabalho e no movimento sindical. “Somos maioria na categoria e temos que ter uma política de negociação específica para as mulheres trabalhadoras da educação e discutir espaços e novos papéis no mundo do trabalho, na vida e no movimento sindical.”

Os sindicatos da educação mobilizam os trabalhadores do setor educacional e usam seu poder coletivo para defender e promover o direito universal à educação para todos os alunos e o direito universal ao trabalho decente para todos os trabalhadores da educação. Em muitas regiões do mundo, a maioria dos trabalhadores da educação são mulheres.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, uma das maiores mudanças dentro dos sindicatos em todo o mundo – desde a década de 1970 – é o aumento do número de mulheres. As mulheres superam os homens nos sindicatos em muitas partes do mundo e o número de mulheres sindicalizadas continua a crescer em quase todos os países.

Programação:
13 de junho –
Usando o poder das mulheres para a mudança: mulheres liderando sindicatos educacionais
14 de junho –
Usando o poder das mulheres para a mudança em tempos de Covid-19
Construindo a Evidência para a Igualdade de Gênero nos Sindicatos da Educação
Conversa ao Lado do Fogo | Histórias sobre gênero, poder e tudo mais
Construindo a Evidência para a Igualdade de Gênero nos Sindicatos da Educação
Impactos de gênero da pandemia de Covid-19 nos sindicatos e na educação
15 de junho –
Erradicação da violência de gênero: um apelo à ação
Erradicar a Violência de Gênero é um Negócio Sindical
Conversa ao Lado do Fogo | Mulheres, Paz e Segurança em Tempos de Conflito
Erradicar a Violência de Gênero é um Negócio Sindical
Conheça os especialistas | Enfrentando a reação antigênero, anti-LGBTQ+ e anticrítica da teoria racial na educação
16 de junho –
Olhando para o Futuro
Conheça os Movimentadores do Movimento: Jovens Mulheres Poder Justiça Climática

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *