Today sábado, 27th abril 2024
Breaking News
Logo FETEMS

Site de Notícias da FETEMS

FETEMS participa do IX Encontro Regional de Educação Pública e Povos Indígenas em Assunção no Paraguai

FETEMS participa do IX Encontro Regional de Educação Pública e Povos Indígenas em Assunção no Paraguai

A Delegação composta por 55 trabalhadores e trabalhadoras da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) está na cidade Assunção, capital do Paraguai, participando do IX Encontro Regional de Educação Pública e Povos Indígenas convocado pelo Comitê Regional de Educação Internacional para a América Latina.  O evento começou ontem, dia 9 e encerra hoje.

O primeiro dia do Encontro começou com as boas-vindas dos organizadores e a apresentação de todas as delegações, incluindo a delegação de Mato Grosso do Sul. Também teve apresentação cultural de algumas das populações indígenas presentes e foram iniciados os trabalhos em grupos para análise dos desafios e propostas que enfrentam nos sistemas públicos de educação. 

A Presidenta da FETEMS, Deumeires Morais destaca a importância do debate sobre a educação indígena: “a FETEMS sempre discutiu as questões, as problemáticas indígenas e somos sempre abertos e solidários, pois sabemos dos desafios e das demandas, por isso abraçamos a população indígena, principalmente para representá-lo junto ao poder público e reivindicar suas garantias de direitos! Saúdo e parabenizo a todos e todas que estão neste Encontro tão fundamental para o futuro da educação indígena em nosso país e toda América Latina!”

O Presidente do SIMTED de Caarapó/MS, Vice-presidente Regional da Regional de Dourados e Coordenador da Delegação de Mato Grosso do Sul, Apolinário Candado, descreve o evento como “uma excelente oportunidade para o debate ao qual foi realizado levantamento das problemáticas da educação indígenas, e feito o debater das demandas e ainda as propostas para que as pautas sejam encampadas pelos movimentos sindicais”.

O evento conta com a presença de professores da Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Panamá, Peru e Paraguai. Este é o IX Encontro Regional de Educação Pública e Povos Indígenas que o Comitê Regional da IEAL convoca e tem como objetivo visibilizar as condições em que vivem as populações indígenas da região e a exclusão que enfrentam especificamente nos sistemas educacionais. 

Além dos educadores indígenas, Fátima Silva, Vice-Presidente do Comitê Regional do IEAL e Secretária Geral da CNTE (Brasil) e Combertty Rodríguez, Coordenadora Titular do Escritório Regional do IEAL, estarão presentes no evento.  

O Encontro é uma oportunidade para os participantes compartilharem experiências e discutirem questões como a necessária descolonização da educação pública, as condições de conectividade que ampliam as lacunas de acesso das populações indígenas e o impacto que a pandemia de COVID19 teve nessas comunidades. 

Hoje o antropólogo Mg. Marilín Rehnfeldt realiza uma palestra sobre a situação educacional das comunidades indígenas. Em seguida, serão retomados os trabalhos em grupo para discutir as propostas das populações indígenas às organizações sindicais e, por fim, será lido o Manifesto do Dia Mundial dos Povos Indígenas. 

O espaço é organizado pelo IEAL, com o apoio de suas organizações afiliadas Organização dos Trabalhadores da Educação do Paraguai – Autêntico (OTEP-A) e União Nacional dos Educadores – União Nacional (UNE-SN), e graças à cooperação do organizações Lärarförbundet (Suécia) e UtdanningsForbundet (Noruega).

Este é o primeiro encontro presencial a ser realizado desde o início da pandemia. A última ocorreu em 2019, em Guna Yala (Panamá) enquanto em 2021 foi realizada uma reunião virtual.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *