Today domingo, 28th abril 2024
Breaking News
Logo FETEMS

Site de Notícias da FETEMS

Estados e municípios têm até 31 de julho para enviar diagnóstico das suas redes

Estados e municípios têm até 31 de julho para enviar diagnóstico das suas redes

Como parte das ações previstas no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, estados e municípios têm até o dia 31 de julho para encaminhar o diagnóstico de suas redes escolares. Segundo o Ministério da Educação, o levantamento visa conhecer as principais ações desenvolvidas com foco na garantia do direito à alfabetização. 

Realizado em regime de colaboração entre União e os entes federados, o objetivo do “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada” é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme a meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). 

De acordo com o MEC, o Programa busca, ainda, implementar a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público. 

“O Compromisso não propõe uma resposta única ou centralizada para todo o país. Cada estado, em colaboração com seus municípios, elaborará sua política de alfabetização do território, de acordo com as suas especificidades”, informa a página oficial do Ministério da Educação.

Ainda de acordo com o MEC, o diagnóstico “permitirá que a elaboração do Plano de Ações do Território Estadual (PATe) e da Política de Alfabetização do Território contemple ações que compõem os eixos (ver abaixo) e esteja alinhada com as necessidades e especificidades de cada ente subnacional”. 

Cinco eixos

O diagnóstico de redes é composto por cinco eixos propostos no Compromisso: gestão e governança; formação; infraestrutura física e pedagógica; sistema de avaliação; e reconhecimento de boas práticas. 

Passo a passo para realização do diagnóstico 

1) Acesse o site https://simec.mec.gov.br/login.php realize o login com o CPF e senha ou pela conta Gov.br.   

2) Clique no módulo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Depois, preencha o Diagnóstico de Redes, clicando no número da questão e marcando a opção desejada de resposta. 

De acordo com as orientações do MEC, é possível retornar e alterar a resposta, se necessário. Mas após concluir o preenchimento de todas as questões e clicar nas abas “Síntese” e “finalizar diagnóstico”, não será possível realizar alterações. Na aba “Síntese” é possível visualizar todas as questões e respostas preenchidas

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *