Today domingo, 28 de julho de 2024
Breaking News
FETEMS

Site de Notícias da FETEMS

Gestão democrática: ACP acompanha dia de eleições nas escolas municipais e defende a valorização de profissionais da educação

Gestão democrática: ACP acompanha dia de eleições nas escolas municipais e defende a valorização de profissionais da educação

O presidente da ACP, professor Lucilio Nobre, acompanhou, na tarde de quinta-feira (08), as eleições para diretores e diretores adjuntos das escolas municipais. Uma conquista do sindicato, o processo de gestão democrática na Reme acontece com a participação de toda a comunidade escolar na escolha dos gestores e gestoras das escolas públicas de Campo Grande.

“Dia muito importante para a categoria! A eleição para diretores e diretores adjuntos da Reme significa o fortalecimento da educação pública. A gestão democrática está prevista no Plano Nacional de Educação e a ACP sempre buscou a implantação integral na Reme. Ainda precisamos avançar com o a inclusão das Emeis neste processo fundamental que é a escolha democrática de gestores das escolas”, pontua Lucilio.

Segunda eleição para direção escolar na Reme, o processo eleitoral de 2022 fortalece a gestão democrática nas escolas e marca uma importante conquista da categoria. 99 escolas participaram das eleições para diretores e diretores adjuntos. Conforme a Comissão Especial do Processo Eleitoral das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino/REME, foram inscritas 243 chapas, sendo 236 deferidas pela comissão.

A secretária de comunicação da ACP, professora Lilian Teles Herrera, integra a Comissão Especial do Processo Eleitoral das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino/REME, e explica como a atuação da ACP foi fundamental para garantir a realização das eleições nas escolas da Reme.

“Fizemos o debate intenso em defesa da implementação integral da gestão democrática na REME. Pontuamos os problemas que identificamos na minuta do projeto de lei, conquistamos importantes acréscimos na mesma minuta e seguimos representando a categoria até este importante momento do processo que é a realização das eleições. Agora é fundamental seguir a luta para a implantação do processo eleitoral para a escolha de gestores e gestoras das Emeis e, enfim, consolidarmos a gestão democrática na Rede Municipal de Ensino. Esta é uma conquista fruto de uma grande luta da ACP e devemos seguir defendendo a democracia e a valorização da educação pública”, explica a professora Lilian.

Lilian ainda ressalta a importância do trabalho das comissões eleitorais das unidades de ensino. “Quero destacar e parabenizar o trabalho dos integrantes das comissões. Essas pessoas organizaram as eleições dentro das escolas e possibilitaram que a gestão democrática avançasse na Rede Municipal de Ensino”, afirma Lilian.

A eleição ocorreu em meio ao movimento grevista dos professores e professores da Reme e a ACP incluiu a visita às escolas como forma de fortalecer a luta pela valorização de profissionais da educação e da escola pública. “Nós lutamos por uma escola pública gratuita, democrática, inclusiva e de qualidade e sabemos que essa qualidade da educação passa pela valorização profissional, pela gestão democrática e pelo investimento no ambiente e na estrutura desse espaço tão importante para sociedade que é a escola pública”, conclui Lucilio.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *