Today sábado, 23 de novembro de 2024
Breaking News
FETEMS

Site de Notícias da FETEMS

Fetems realiza amanhã Audiência Pública Revoga Novo Ensino Médio em Campo Grande

Fetems realiza amanhã Audiência Pública Revoga Novo Ensino Médio em Campo Grande


Matéria reproduzida do site https://instams.com.br/

A Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul realizará a Audiência Pública Revoga Novo Ensino Médio, com o tema “O Ensino Médio no centro dos debates por uma Educação Democrática”, que será realizada amanhã, dia 11 de abril, às 14 horas, no Teatro Dom Bosco, em Campo Grande-MS.

A organização é em parceria com o deputado estadual Pedro Kemp (PT) que também tem defendido a revogação do modelo proposto pelo Novo Ensino Médio.

Além dos anfitriões Jaime Teixeira, presidente da Fetems, e Kemp, o evento contará com as palestras dos especialistas Heleno Araújo, presidente da CNTE e do Fórum Nacional de Educação, e da professora universitária Monica Ribeiro da Silva, da Universidade Federal do Paraná.

Jaime Teixeira publicou protestando contra o modelo adotado. “O ataque ao ensino médio é mais um capítulo do projeto de desmonte da educação pública no Brasil. Precisamos nos unir e lutar contra isso”.

A professora Deumeires Morais, vice-presidente da Fetems, ressaltou a importância da mobilização para que o Governo Federal revogue o modelo. “Nós precisamos nos mobilizar, mostrar nossa insatisfação com o modelo proposto. Modelo este que só trará prejuízos à educação brasileira. Por isso nós, enquanto sociedade, precisamos nos unir e debater os rumos que deveremos tomar para que sejamos atendidos pelo Governo Federal”.

A FETEMS, através da vice-presidente Deumeires Morais, compõe o Comitê MS pela Revogação do Novo Ensino Médio junto com a CNDCH (Campanha Nacional em Defesa das Ciências Humanas na Educação Básica), a CNDE (Campanha Nacional pelo Direito à Educação) e com apoio da ADUFMS, do FEEMS (Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul) e do Observatório do Ensino Médio.

Em entrevista na última semana, o presidente Luis Inácio Lula da Silva assegurou que não irá revogar o Novo Ensino Médio.

“Não vamos revogar. Suspendemos e vamos discutir com todas as entidades interessadas em discutir como aperfeiçoar o Ensino Médio nesse país”, declarou Lula.

Carta aberta

Mais de 300 entidades ligadas à educação também fizeram uma carta aberta no início de março pedindo a revogação do novo ensino médio. No documento, que descreve 10 dos principais problemas da lei, os representantes dessas instituições alegam que o novo modelo vai na contramão de todos os estudos ligados à área e afirmam que o processo foi feito de maneira unilateral, sem espaço para o diálogo com a comunidade escolar.

Com o novo modelo, parte das aulas será comum a todos os estudantes do país, direcionada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na outra parte da formação, os próprios alunos poderão escolher um itinerário para aprofundar o aprendizado. São os chamados itinerários formativos. Entre as opções, está dar ênfase, por exemplo, às áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ao ensino técnico. A oferta de itinerários, entretanto, vai depender da capacidade das redes de ensino e das escolas.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *