Today sábado, 23 de novembro de 2024
Breaking News
FETEMS

Site de Notícias da FETEMS

🔴 FETEMS promove Seminário de Combate ao Racismo, com o tema “A Educação como Instrumento de Luta contra a Discriminação Racial”

🔴 FETEMS promove Seminário de Combate ao Racismo, com o tema “A Educação como Instrumento de Luta contra a Discriminação Racial”

A FETEMS realizou no dia 22 de novembro a o Seminário de Combate ao Racismo, com o tema “A Educação como Instrumento de Luta contra a Discriminação Racial”, no Auditório do Hotel Campo Grande.

Neste mês de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra (Dia 20 de novembro) e também o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares. A FETEMS entende que é um momento de reflexão e luta da população negra do Brasil e deve ser celebrada.

A abertura contou com a apresentação cultural do Grupo Teatro Imaginário Maracangalha que levantou a plateia com muita alegria. A trupe é dirigida por Fernando Cruz e tem como membros Fran Corona, Moreno Mourão, Paulo Augusto, Pepa Quadrini, Ariela Barreto e Rodrigo Nantes. Com produção de Ana Capilé e Fabíola Marques.

A mesa de abertura foi composta por: Professor Jaime Teixeira (Presidente da FETEMS), Deumeires Morais (Vice-Presidenta da FETEMS), Leuslania Cruz de Matos (Secretária de Combate ao Racismo da FETEMS), Sueli Veiga Melo (Secretária de Políticas Educacionais da FETEMS), Vânia Lucia Baptista Duarte (Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial) e o Deputado Estadual Pedro Kemp.

“Esse seminário se apresenta em uma conjuntura de luta contra o racismo estrutural e temos estar alertas para o enfrentamento a partir das suas formas indiretas e múltiplas, que se faz necessário. Este momento é de fundamental importância para dialogarmos com os(as) Profissionais em Educação e dirigentes sindicais no sentido de trazermos a discussão desse tema tão relevantel”, pontuou o Presidente da FETEMS, Professor Jaime Teixeira.

“Uma das principais lutas da FETEMS é o combate ao racismo e ainda precisamos trabalhar em diversas frentes e diversas formas para combatê-lo com a educação que transforma olhares. O combate ao preconceito tem que ser feito semeando consciência, conhecendo raízes e colhendo frutos. Temos que cobrar mais políticas de inclusão mais eficazes, além do cumprimento efetivo da legislação para coibir tais práticas e proteger a sociedade como um todo”, enfatizou a Vice-Presidenta da FETEMS, Deumeires Morais.

“O Seminário é um momento de reflexão que oportunizou a gente falar o nosso cotidiano, sobre as nossas lembranças, sobre a nossa experiência de vida, individual ou coletiva, enquanto uma pessoa negra”, finalizou Leuslania Cruz de Matos (Secretária de Combate ao Racismo da FETEMS).

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *