Today sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Breaking News
FETEMS

Site de Notícias da FETEMS

Direção da FETEMS participa de evento com a Ministra Cida Gonçalves sobre a Lei de Igualdade Salarial entre mulheres e homens

Direção da FETEMS participa de evento com a Ministra Cida Gonçalves sobre a Lei de Igualdade Salarial entre mulheres e homens

Presidente da FETEMS, Jaime Teixeira, a Vice-presidenta, Deumeires Morais, e os diretores Idalina da Silva, Paulo Cesar Lima e Olinda Conceição da Silva participaram, nesta quinta-feira, dia 04 de abril, do evento promovido pela CUT-MS entre os movimentos sindicais e a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, na Superintendência do Trabalho e Emprego de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande – MS. O encontro discutiu a Lei da Igualdade Salarial e critérios remuneratórios entre homens e mulheres sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em julho de 2023.

“Vamos fazer com que essa seja a lei mais conhecida desse ano e que ninguém tenha coragem de ser contra ela. Nós estamos discutindo um processo civilizatório, de dignidade e direitos humanos. E é isso que a classe trabalhadora, composta por mulheres e homens, tem que fazer junto com a gente. Essa deve ser a pauta principal do 1° de maio deste ano”, convocou a Ministra Cida Gonçalves.

Diferentes representantes sindicais discursaram sobre a importância da aplicação e fiscalização para o cumprimento da lei, entre elas a Vice-presidente da FETEMS, Deumeires Moraes, que ressaltou que, mesmo os servidores públicos já terem garantido a igualdade salarial no exercício da mesma função, essa luta é de todos os trabalhadores e trabalhadoras deste país. 

“É inadmissível e vergonhoso saber que ainda temos essa situação de diferença salarial entre homens e mulheres. Precisamos nos unir para valer o direito da igualdade e essa será uma bandeira de luta que iremos levar para nossas mobilizações dos dias 24 de abril e 1° de maio em Mato Grosso do Sul”, reforçou Deumeires.

De acordo com o 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios dos ministérios das Mulheres e do Trabalho e Emprego, as mulheres ganham 19,4% a menos que os homens no Brasil, sendo que a diferença varia de acordo com o grande grupo ocupacional. Em cargos de dirigentes e gerentes, essa diferença de remuneração chega a 25,2%. O balanço foi elaborado a partir dos dados do eSocial, da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2022 e das informações enviadas por 49.587 estabelecimentos com 100 ou mais empregados que responderam ao MTE entre 22 de janeiro e 8 de março.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *