Foi um sucesso. A IX Conferência Estadual da Educação da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), superou todas as expectativas. Por três dias, juntos à direção da instituição, cerca de 500 delegados, representando os 74 Sindicatos Municipais filiados, debateram sobre temas atuais e as projeções das pautas de lutas para os próximos anos da categoria. O encontro aconteceu no Auditório Antonio Carlos Biffi, em Campo Grande.
Os temas propostos e debatidos durante a Conferência levaram conhecimento e abriram campos de posicionamentos importantes para defender a luta dos(as) trabalhadores(as) da educação sul-mato-grossense. Com esta estratégia, a FETEMS vai se fortalecendo e fortalecendo os 74 Sindicatos Municipais filiados, para a importância dos embates que devem ser travados, para que as conquistas não retrocedam e os avanços possam acontecer de maneira cada vez mais sólidos.
Os temas debatidos foram: “Análise de conjuntura nacional”, “Análise de conjuntura estadual”, “Política educacional e suas perspectivas”, “Desafios da política educacional da IEAL”, “Desafios e perspectivas do movimento sindical”, “Educação Infantil”, “Educação Indígena”, “Educação no Campo”, “Combate ao Racismo”, “Educação Especial”, “Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, “LGBTFOBIA”, “Desafios e lutas dos administrativos” e “Desafios e lutas dos(as) aposentadas(os)”.
A Vice-Presidenta da FETEMS, Professora Deumeires Morais disse que a partir dos encontros que acontecem da categoria é que a luta se fortalece cada vez mais. “Nos reunimos aqui nestes três dias para alinharmos e recebermos informações das diretrizes de nossas lutas, e conseguimos este objetivo. Foram três dias de palestras ricas em detalhes de informações e posicionamentos, onde pudemos debater sobre o embate sobre nossas lutas. Saímos desta Conferência muito mais fortes e unidos”, falou Deumeires.
O Presidente da FETEMS, Professor Jaime Teixeira, destacou que os(as) trabalhadores(as) da educação do estado saem muito mais esclarecidos sobre as formas de ameaças que a educação pública vem sofrendo e se conscientizaram ainda mais sobre a importância de se manterem vigilantes e dar sequência na luta.
“Estão de todas as formas tentando atacar a educação pública, tanto aqui no estado, como no Brasil todo. Nós que estamos no campo de luta não podemos retroceder e esta Conferência veio para nos municiar com argumentos e narrativas que vamos levar para nossas bases, por meio dos delegados dos 74 Sindicatos Municipais filiados, de que a luta é constante e diária. Estas discussões vão nortear a nossa luta até o próximo Congresso, onde vamos reavaliar e se necessário ajustar nosso foco do debate”, finalizou o Professor Jaime.
No final da IX Conferência Estadual da Educação da FETEMS foi apresentado, lido e aprovado o documento final, que após algumas observações, serão colocadas em práticas suas diretrizes.