A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS) e seus 74 Sindicatos Municipais filiados expressam sua total solidariedade aos profissionais da educação municipal da cidade do Rio de Janeiro que, com coragem e determinação, decidiram entrar em greve contra as mudanças propostas pelos Projetos de Lei 186/2024 e 8666/2024. Entendemos que essas alterações impactam negativamente as condições de trabalho e a qualidade da educação oferecida às crianças e jovens daquele estado.
Ainda vivemos em uma sociedade democrática e os(as) trabalhadores(as) em educação deste país não se curvarão à tirania da gestão do Prefeito Eduardo Paes. O ataque aos(às) profissionais da educação da cidade é um ataque ao próprio direito da sociedade carioca em ter uma educação pública e de boa qualidade para toda a sociedade que desse direito deve usufruir plenamente. É o que diz nossa Constituição brasileira. A educação é um direito e não é assim que devem ser tratados os(as) seus(suas) profissionais.
Toda solidariedade aos(às) trabalhadores(as) em educação da rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro e ao seu sindicato, o SEPE/RJ que, atento aos desmandos da gestão municipal, não se calará diante de qualquer arbítrio e violência.
A luta pela valorização dos profissionais da educação é uma luta de todos nós. Estamos juntos nessa batalha, acreditando que uma educação de qualidade é a base para um futuro mais justo e igualitário para todos.
Campo Grande, 27 de novembro de 2024
FETEMS – Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul
74 Sindicatos Municipais filiados