A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), e seus 74 Sindicatos Municipais filiados, expressam sua total solidariedade aos povos indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó, de Dourados, que foram retirados com truculência policial enquanto faziam uma manifestação pacífica na MS-156, entre Dourados e Itaporã, por falta de água em suas comunidades.
A FETEMS e os 74 Sindicatos Municipais filiados entendem que todos devem ter a liberdade de se expressar e exigir seus direitos, que no caso dos indígenas, enfrentam problemas de demarcação de terras, políticas públicas insuficientes para atender as demandas. Sendo a água um item indispensável para a vida, a falta de água é um problema crônico que há décadas a população dos povos originários de Dourados vem sofrendo e que o poder público não consegue apresentar uma solução eficaz.
Os poderes públicos municipal, estadual e nacional têm o dever de dar condições de vida digna para toda a população, e neste caso das comunidades indígenas, a oferta de água potável é uma questão de humanidade e de saúde pública, e que é necessária uma ação que resolva definitivamente este problema.
Campo Grande, 28 de novembro de 2024
FETEMS – Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul
74 Sindicatos Municipais filiados