A Vice-Presidenta da FETEMS, Professora Deumeires Morais, acompanhada pelo Presidente do SIMTED Dourados, Thiago Coelho e pela Secretária de Formação Sindical, Rose Borin, participou na manhã desta sexta-feira, 9 de maio, de uma Assembleia Geral, onde foi apresentada a proposta salarial da Prefeitura Municipal, que foi aprovada por unanimidade pela plenária.
A recomposição será linear de 5,48% para todos os profissionais da Educação e complementação de 0,79% para o magistério para cumprir a Lei do Piso Salarial dos professores, totalizando aumento de 6,27% retroativo a janeiro de 2025. Esta negociação tem a participação da FETEMS, que uniu forças ao SIMTED Dourados para garantir aumento salarial do magistério e do administrativa municipal da Educação.
A proposta do município foi entregue na quinta-feira, dia 8 de maio, pelo prefeito Marçal Filho ao Presidente do SIMTED de Dourados, Thiago Coelho Silva, que estava acompanhado pela Vice-Presidenta da FETEMS, Professora Deumeires Morais, pelo Secretário de Finanças, Ataulfo Alves Stein Neto, pela Secretária de Formação Sindical, Rose Borin, pelo Secretário dos Educadores Administrativos, Alexandre Soares Gonçalves, pela Conselheira Fiscal da FETEMS, Elisangela Marla Ferreira Matos, pela Secretária de Assuntos Jurídicos, Ivonete Laurindo Ferreira e pela Professora e Coordenadora na Escola Álvaro Brandão, Neide Augusto Pereira Os valores retroativos serão pagos em três parcelas, junto com as folhas de julho, setembro e novembro deste ano.
A proposta aprovada também abordou um dos principais anseios dos professores, que é o cumprimento do piso para 20 horas. O município se comprometeu em iniciar ainda neste mês as reuniões do grupo de estudo para elaboração do Projeto de Lei que criará o piso de 20 horas, com meta de apresentar a proposta à Câmara Municipal no mês de maio de 2026.
O Presidente do SIMTED Dourados, Thiago Coelho Silva, destacou a importância do diálogo entre a categoria e a administração municipal. “Essa situação é inédita para nosso sindicato, porque sempre procurávamos o diálogo com os prefeitos e nunca éramos atendidos”, observou. “Essa gestão inverteu a ordem, nos convidando para o diálogo, tratando tudo com transparência e construindo junto com a Comissão de Negociação Salarial uma proposta que ficasse boa para todas as partes”, completou.
A Vice-Presidenta da FETEMS, Professora Deumeires Morais, destacou a iniciativa da prefeitura de Dourados em negociar com a categoria. “O que a gente encontrava era porta fechada e diálogo zero com o sindicato dos trabalhadores em educação, mas esta gestão está provando que é possível fazer diferente, discutindo a construindo juntos uma proposta salarial para a categoria”, enfatizou. “A gente sente que está sendo respeitado e que o diálogo estará sempre aberto com os trabalhadores”, finalizou.