Today sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026
Breaking News
FETEMS

Site de Notícias da FETEMS

FETEMS e SITEL avançam em negociação para pagamento de ação do Piso do Magistério em Ladário

FETEMS e SITEL avançam em negociação para pagamento de ação do Piso do Magistério em Ladário

A FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e o SITEL (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Ladário) avançaram nas tratativas para o pagamento de valores referentes a uma ação judicial do Piso do Magistério de 2022 no município de Ladário.

Nesta quinta-feira (19), reunião realizada com o prefeito Munir Sadeq Ramunieh definiu um cronograma para a apresentação de um plano de pagamentos aos profissionais da educação. A ação judicial, movida pela FETEMS e pelo SITEL, garantiu vitória à categoria no que se refere ao reajuste de 33,24% do Piso Nacional do Magistério, que deveria ter sido aplicado em janeiro de 2022, conforme determina a legislação, mas não foi implementado à época pela gestão municipal.

Além da pauta judicial, a reunião também trouxe encaminhamentos positivos para a valorização da categoria. O prefeito informou que já está realizando estudos para a criação de um quadro específico dos administrativos da educação, medida considerada fundamental para organizar a carreira e garantir reconhecimento a esses profissionais. Também foi sinalizada a realização de concurso público para o segundo semestre, fortalecendo a estrutura da rede municipal e assegurando maior estabilidade ao quadro de servidores.

A presidenta da FETEMS, Deumeires Morais, classificou a reunião como mais uma vitória no processo de luta pelos direitos da categoria. “A FETEMS e o SITEL juntos acionaram a Justiça contra a injustiça praticada contra as educadoras e educadores, e o resultado veio como esperado. É uma vitória não só sobre essa pauta específica, mas para o movimento sindical como um todo. Quando avançamos no pagamento do Piso, na organização da carreira dos administrativos e na realização de concurso público, estamos fortalecendo toda a educação pública”, destacou.

A presidenta do SITEL, Magda Chalega, explicou que a ação trata especificamente do não pagamento do reajuste de 33,24% referente aos meses de janeiro e fevereiro de 2022. “Naquele momento, o reajuste não foi aplicado no prazo legal. Diante disso, a FETEMS e o SITEL ingressaram com ação judicial para garantir o direito da categoria. Vencemos, e agora estamos na etapa de negociação para que o pagamento seja realizado de forma organizada, buscando um encaminhamento que seja benéfico tanto para o município quanto para os servidores”, afirmou.

Participaram da reunião o secretário de Finanças da FETEMS, professor Jaime Teixeira, e o assessor jurídico da Federação, Ronaldo Franco; a vice-presidenta do SITEL, Viviane Cristina Ribeiro Fardim; a 1ª tesoureira, Tatiane Cândia Mendes; a 1ª secretária, Elizandra Mendes; a secretária educacional, Luciene Lima; a vice-regional Corumbá/Ladário, Marinalva Aranda; a secretária municipal de Educação, Fernanda Borges; além do prefeito Munir Sadeq Ramunieh e do procurador-geral do município, Maarouf Maarouf.

A mobilização sindical segue firme, demonstrando que organização, unidade e ação coletiva são fundamentais para garantir direitos e fortalecer a educação pública em Mato Grosso do Sul.

Comunicação FETEMS

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *