A FETEMS e a CUT realizaram, nesta quarta-feira (30), a Mobilização das Trabalhadoras e dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul, que reuniu cerca de 1.500 pessoas nas ruas de Campo Grande. Sindicatos, centrais e movimentos sociais caminharam juntos em defesa dos direitos da classe trabalhadora, da democracia e da soberania nacional.
A concentração teve início na Praça Ary Coelho e seguiu em caminhada pela região central da Capital até a Praça da Esplanada. Entre as principais reivindicações estiveram o fim da jornada 6×1, o enfrentamento à violência contra as mulheres, o fim do desconto de 14% das aposentadorias e a defesa de políticas públicas que garantam direitos, dignidade e melhores condições de vida à população.
Durante o ato, a presidenta da FETEMS, Deumeires Morais, destacou os impactos da jornada 6×1 sobre a vida das trabalhadoras e dos trabalhadores, especialmente das mulheres, que muitas vezes acumulam o trabalho remunerado com as responsabilidades domésticas e de cuidado.
“Queremos o fim da jornada 6×1, que sacrifica as trabalhadoras e os trabalhadores, em especial as mulheres. Todo mundo merece uma vida digna. Quero agradecer a todas as trabalhadoras e trabalhadores em educação que deixaram seus municípios e suas casas para estarem aqui conosco, atendendo ao chamado da nossa FETEMS”, afirmou Deumeires.






O vice-presidente da FETEMS, Onivan de Lima Correa, ressaltou a necessidade de enfrentar as diferentes formas de violência e ampliar as políticas públicas destinadas à juventude, com acesso à cultura e ao lazer. “Precisamos avançar na defesa da democracia e dos direitos da classe trabalhadora, das trabalhadoras e dos trabalhadores em educação e de todas as categorias. Nós fomos resistência e faremos dessa luta uma luta incansável. Seguimos firmes e fortes, porque não vamos fugir da luta”, declarou Onivan.
O presidente da CUT-MS, Vilson Nunes, também destacou a importância da unidade entre sindicatos, movimentos sociais e a classe trabalhadora na construção da mobilização. Em fala sugerida para o release: “Quando a classe trabalhadora se organiza e ocupa as ruas, mostramos a força da luta coletiva. Estamos aqui para defender direitos, melhores condições de vida e de trabalho, a democracia e um país soberano, com justiça social e respeito a quem vive do seu trabalho”.
Para a FETEMS, a presença das trabalhadoras e dos trabalhadores nas ruas reafirma a importância da organização sindical, da mobilização social e da participação popular na defesa e ampliação de direitos.
A Federação agradece aos sindicatos filiados, às entidades parceiras, aos movimentos sociais e a todas(os) que participaram da mobilização. Ao lado de seus 74 sindicatos filiados, a FETEMS seguirá mobilizada em defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores em educação e das pautas da classe trabalhadora de Mato Grosso do Sul.
Acesse mais fotos clicando aqui.
Comunicação FETEMS
