Today domingo, 28 de julho de 2024
Breaking News
FETEMS

Site de Notícias da FETEMS

Secretária de Políticas Educacionais da FETEMS, Sueli Veiga participa do Seminário realizado pelo Conselho Estadual de Educação Debate a Pedagogia da Alternância.

Secretária de Políticas Educacionais da FETEMS, Sueli Veiga participa do Seminário realizado pelo Conselho Estadual de Educação Debate a Pedagogia da Alternância.

Hoje, dia 06 de abril, a Secretária de Políticas Educacionais da FETEMS, Sueli Veiga Melo participou do Seminário realizado pelo Conselho Estadual de Educação sobre a Educação do Campo, mais especificamente, sobre a Pedagogia da Alternância.


A Educação do Campo é um tema em debate permanente na FETEMS, no Conselho e na sociedade.
A Pedagogia da Alternância, surgiu na França, em 1930, com os agricultores e padres (de caráter mais social), em 1958, aparece na Itália (de caráter mais política) e a partir de 1969, se espalha pelo mundo: Senegal, Espanha, Argentina e Brasil. Foi levada a estes e outros países pelo mundo pelo campo progressista da igreja católica.


No Brasil chega em 1969, pela igreja católica, com as casas familiares rurais e as escolas famílias agrícolas, voltadas para a educação do campo.


Trabalha com a concepção de Educação do e no campo, que é uma concepção que valoriza os saberes, as vivências e as experiências vinculadas a vida e ao trabalho no campo, superando a concepção de educação tradicional e bancária.


Tem, dentro dos seus princípios:

  • – Educação integral.
  • – Tempo-escola e tempo-comunidade.
  • – Valorização da vida.
  • – Relação saudável e sustentável com a natureza.
  • – Articulada com a vida e com a produção no campo.
  • – Valoriza o bem viver e uma vida mais saudável.
  • – Trabalha com o Território, como espaço de vida e de trabalho das famílias e dos estudantes.
  • – Escola próxima da família.
  • – Educação emancipadora.

  • Assim, a pedagogia da alternância é uma concepção de educação: tempo – escola e tempo – família, com a organização de um currículo próprio.

  • A Pedagogia da Alternância, não é EAD, não é ensino híbrido, não é uma modalidade.
    O Conselho Estadual está fazendo esta reflexão por conta dos pedidos de Autorização de Funcionamento de Escolas de alguns municípios para oferecer na rede municipal uma educação com tempo-escola e tempo-comunidade, onde o estudante, tem 3 dias de aulas na escola e 2 dias na comunidade. Este tipo de proposta, foge do previsto na LDB, de 200 dias letivos e 800 horas de “efetivo” trabalho escolar.

  • Por esta razão, o Conselho está discutindo e continuará fazendo as reflexões sobre este e outros temas educacionais, com vistas, à garantia da qualidade da educação, seja na cidade oi no campo.

Sueli Veiga Melo – Secretária de Políticas Educacionais da FETEMS

Campo Grande-MS, 06 de abril de 2022

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *