A CUT possui uma Política Nacional de Formação, desde a sua fundação, que é permanentemente, refletida e aprimorada para atender as necessidades de formação dos trabalhadores e trabalhadoras, do movimento sindical, da conjuntura e da sociedade.
O Curso de Formação de Formadores (as) é um dos pilares da concepção político e metodológica da Política Nacional de Formação e tem como objetivos:
– Capacitar dirigentes, lideranças, militantes e assessorias sindicais para atuarem como formadores (as) militantes nos diferentes espaços da Rede Nacional de Formação da CUT;
– Promover um processo permanente de formação para educadores (as) das Escolas Sindicais como garantia da unidade e identidade do PNF.
Os Cursos de Formação de Formadores (as) são desenvolvidos pelas Escolas Sindicais da CUT. Como parte desse processo, a ECOCUT vem desenvolvendo desde o ano de 2022, mais um Curso de Formação de Formadores, com 50 dirigentes das CUTs do Distrito Federal e dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins, nas seguintes datas e conteúdo:
Data: 02 a 04/06/22 – Módulo 1
Eixo: Concepção de Educação na vida, no trabalho e no movimento sindical e princípios formativos da CUT.
Data: 30/06 a 02/-7/22 – Módulo 2
Eixo: A CUT, Educação popular, trabalho de base e a estratégia da CUT.
Data: 04 a 06/08/22 – Módulo 3
Eixo: Educação e Trabalho.O trabalho como princípio educativo e a formação integral dos trabalhadores.
Data: 02 a 04/03/23 – Módulo 4
Eixo: Classe, gênero, raça e sexualidade na formação da classe trabalhadora brasileira.
Data: 12 a 14/04/23 – Módulo 5:
Eixo: Metodologias e Técnicas da Educação Popular.
Data: 10 a 12/05/23 – Módulo 6:
Eixo: A Rede Nacional de Formação da CUT.
Assim, nesta semana, está realizando o Módulo 5, debatendo a educação que temos e a educação que queremos, metodologias e técnicas da educação popular, a concepção de educação dos trabalhadores (as) da CUT, dentre outros temas.
Ao longo dos meses, a ECOCUT, contou com as presenças e contribuições de diversos dirigentes e especialistas para debaterem os temas propostos.
O Curso está sendo e sempre tem sido, um espaço de debates e reflexões sobre a educação dos trabalhadores (as) como instrumento fundamental de luta sindical e transformação social.
Neste sentido, a ECOCUT, atua como um espaço privilegiado de reflexão sobre a educação e a formação dos trabalhadores (as) na região Centro-Oeste.
Parabéns à todos os participantes da região Centro-Oeste que estão se dispondo a serem educadores (as) sindicais da CUT.
Sueli Veiga Melo
Coordenadora da ECO/CUT
Secretária de Políticas Educacionais da FETEMS
Secretária Adjunta Nacional de Formação da CUT