Muitas mães deixam de participar de debates nacionais sobre educação porque, muitas vezes, não têm com quem deixar seus filhos, mas não é o caso da trabalhadora da educação em Aroeiras- PB, Ana Maria Monteiro do Nascimento, que já se inscreveu para participar da II Conferência Nacional Popular de Educação (Conape). Delegada, Ana tem dois filhos: Maria Elisa de 7 anos e Miguel de 3 anos.
Ela conta que é muito inovadora a possibilidade de acolher as crianças e que não conseguiria participar caso não tivesse este tipo de ação da FNPE, que pensou nas mães e mulheres da categoria.
“Muitas vezes deixamos de participar de muitos eventos por essa fase de maternidade que exige atenção com as crianças e eu só vou conseguir participar como representante do meu município porque vai ter um espaço acolhedor para receber meus filhos, que estão de férias”, afirma a professora. Ela diz ainda que as crianças estão na expectativa, porque além de se divertirem vão participar de uma “atividade diferente e educacional”.
Isso porque o Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE), que organiza o evento, pela primeira vez, vai disponibilizar para as trabalhadoras da educação um espaço lúdico para brincadeiras dirigidas e espontâneas, que está sendo chamado de brinquedoteca para que todas e todos participem do debate nacional sobre a educação pública, popular e gratuita e uma profunda reflexão sobre qual projeto de nação e projeto de educação que o país precisa.
A Conape será de 15 a 17 de julho de 2022, no Centro de Convenções de Natal (RN), e a brinquedoteca funcionará nos três dias e em três turnos, só no domingo que terá apenas o turno da manhã. Durante o período em que a criança estiver na Brinquedoteca ela será acompanhada por monitores, estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob a supervisão de professoras da mesma instituição.
Para a Secretária de Relações de Gênero da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), Berenice D’Arc Jacinto, é muito importante os espaços de acolhimento para as crianças porque as mulheres sempre estão numa condição sempre do cuidado e a participação das trabalhadoras da educação é fundamental.
“Para nós da CNTE é de extrema importância a maior participação das mulheres, até porque nossa categoria na maioria é feminina e é preciso fortalecer a participação das professoras e das funcionárias das escolas para possibilitar a participação delas sem preocupação. E esta ação representa bem o que é a Conape, um espaço democrático e popular e que privilegia a participação das mulheres nesse processo”, destaca Berenice.
Ana Maria complementou a fala da dirigente: “Será uma oportunidade e uma experiência que a gente pode viver e trazer para nosso município porque é uma maneira das mães acompanharem e contribuírem com o debate que também trata da vida da gente. A Conape acertou e possibilitou que mais mulheres participem da atividade”, ressaltou Ana Maria.
O FNPE também disponibiliza um acampamento para alternativa de hospedagem em Natal.
Serviço
A/o participante da Conape responsável deverá manifestar interesse via Whatsapp pelo telefone (61) 9 9943-3775 até hoje, dia 07/07/2022.
Programação
15 DE JULHO DE 2022 (SEXTA-FEIRA)
10h – Credenciamento – SAGUÃO PRINCIPAL
14h – Caminhada-Mobilização Nacional em Defesa da Educação Pública e atos culturais simultâneos em consonância com o Documento Base da Conape. Concentração Percurso em detalhamento (4 km)
16h – Ato Político-Cultural da CONAPE 2022 – Praça da Árvore
20h – Apresentações Artísticas
Permanente – Exposição Fixa Centenário de Paulo Freire
Permanente – Estandes e Feira Economia Solidária, Alimentação e Artesanato
Exposição Centenário Paulo Freire
16 DE JULHO DE 2022 (SÁBADO)
08h – Atividade Cultural de Acolhimento
08h às 12h – Continuidade do Credenciamento – SAGUÃO PRINCIPAL
08h30 às 11h30 – Sessões de debates das comunicações orais (Apresentação de Trabalhos Acadêmicos)
11h30 às 12h30 – Atividades autogestionadas propostas pelas entidades e parceiros estratégicos do campo educacional e áreas setoriais. Serão apresentações culturais, exposições, mostras, rodas de conversas, debates, minicursos, palestras, mesas redondas, painéis, reuniões, lançamentos e apresentações.
13h30 às 14h – Apresentação Cultural
14h às 18h – Plenárias de Eixos – Documento Base da Conape
Permanente – Estandes e Feira Economia Solidária, Alimentação e Artesanato – Exposição Centenário Paulo Freire
18h30 às 19h30 – Atividades autogestionadas propostas pelas entidades e parceiros estratégicos do campo educacional. Serão apresentações culturais, exposições, mostras, rodas de conversas, debates, minicursos, palestras, mesas redondas, painéis, reuniões, lançamentos e apresentações.
19h30 às 21h30 – Sessões de debates das comunicações orais (Apresentação de Trabalhos Acadêmicos)
22h – APRESENTAÇÃO CULTURAL – SHOW
Permanente – Exposição Fixa Centenário de Paulo Freire
17 DE JULHO DE 2022 (DOMINGO)
08h30h às 11h – Grande Plenária da CONAPE que deliberará sobre o documento final e moções.
12h – Manifesto da II CONAPE
15h – Encerramento Político
Permanente – Exposição Fixa Centenário de Paulo Freire
Com Informações CNTE