O diálogo construtivo entre a FETEMS e o governo do Estado resultou na decisão de não se utilizar as notas da Prova Nacional Docente (PND) para a convocação de novos(as) professoras(es) em 2026 e 2027.
Por meio de negociações persistentes, a FETEMS conseguiu assegurar que a prova estadual será mantida, garantindo um processo seletivo mais alinhado à realidade dos(as) educadores(as) sul-mato-grossenses.
Em nota, a SED confirma que houve uma sinalização na intenção de aderir à PND, mas, o Governo Federal ainda não divulgou detalhes de como esse processo vai ocorrer e de que forma o estado poderia utilizar a nota para seleção de novos professores.
Por isso, em 2025, Mato Grosso do Sul não utilizará, de nenhuma forma, a nota obtida pelos candidatos na PND para contratação na rede estadual.
Jaime Teixeira, presidente da FETEMS, ressaltou a importância dessa colaboração: “Conseguimos garantir que o estado fará sua própria prova ainda este ano, evitando conflitos com o período de encerramento do ano letivo”.
Essa avaliação, que deve ocorrer até outubro no modelo já conhecido, permitindo que a nota seja utilizada para convocações temporárias por dois anos.
O professor Jaime Teixeira, salientou que o diálogo entre a FETEMS e o governo permanece aberto para outras pautas cruciais, como a necessidade de um novo concurso público para o magistério. “Mais de 60% dos professores da rede estadual são temporários. Precisamos de estabilidade e valorização profissional”, enfatizou Teixeira.