O Secretário de Formação Sindical da FETEMS e da CUT-MS, Onivan de Lima Correa, Sueli Veiga Melo (Secretária de Políticas Educacionais da FETEMS), Daniela Curti Presidente do SIMTED de São Gabriel do Oeste), Neurandi Pereira de Oliveira (Diretora do SIMTED de Itaporã), Thiago Coelho (Presidente do SINTED de Dourados), Isabel de Lourdes Borges (diretora do SINTED de Três Lagoas/Selvíria) e Maria Joaquina (Presidenta do SINTED de Anastácio e Vice-Regional da FETEMS de Aquidauana) e os demais companheiros(as) Dilma da Silva Gomes (Secretária Geral da CUT-MS e Presidente da FETAM), Celeste Rodrigues de Souza (Sindicato Alimentação de Nova Andradina), Alicéia Alves Araújo (Secretária da Cultura da CUT-MS e Secretária de Finanças do SINERGIA-MS), Cleoni Bortolli Salviano (Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-MS e Presidente da FETIEMS), Josefa dos Santos Silva (Direção da CUT-MS e Vice-Presidenta da ACP) e Valdeci Sousa de Oliveira (Secretário de Formação Sindical do SISTA-MS) estão participando de 02 a 04 de março, em Goiânia, do Percurso Formativo do Curso de Formação de Formadores Inicial (FFI). Participam do Curso de Formação dirigentes Sindicais dos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Distrito Federal.
“Diversas lideranças da FETEMS e dos sindicatos da nossa base estão participando da Formação Sindical da Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da CUT Apolônio de Carvalho. Esse é o momento para fazer uma análise de conjuntura, debater sobre o Machismo, Patriarcalismo e a Emancipação das mulheres. Importante espaço para conhecer para posteriormente ampliarmos o debate com as nossas bases”, enfatizou Onivan de Lima Correa, Secretário de Formação da FETEMS e da CUTMS.
Durante o curso estarão debatendo os Eixos: Formação social brasileira; Capitalismo, Racismo e Patriarcado; A luta cutista contra as opressões e exploração.
Dentre os objetivos é de despertar nos dirigentes e nas dirigentes sindicais aspectos estruturantes na formação da classe trabalhadora; compreender a diversidade na formação da classe trabalhadora e suas repercussões nas estratégias de luta e organização; debater sobre o racismo estrutural no Brasil e no movimento sindical e sobre as desigualdades entre homens e mulheres na vida, no trabalho e no movimento sindical e conhecer e debater as lutas da comunidade LGBTQIA+ na vida, no trabalho e no movimento sindical.
Hoje, dia 02 de março no período matutino a mesa foi composta pelos palestrantes Sueli Veiga Melo (Coordenadora Geral da ECO/CUT e Secretária Adjunta da SNF/CUT), Roberto Miguel (Secretário Geral da CUT DF e Coordenador Financeiro da ECO/CUT) e Jeová Simões (Professor, Advogado e Educador Sindical que ministraram sobre Análise de Conjuntura e Debate, com coordenação de João Eudes (Coordenador Adjunto ECO/CUT).
No período vespertino, os paineis foram sobre Dinâmica: Jogo dos Privilégios, com César Azevedo (Educador da ECO/CUT e da Equipe Nacional de Formação da CUT) e Questões de Gênero com Thaísa Magalhães (Secretária da Mulher da CUT DF) e a mesa mediada por Maria Cristina (Coordenadora Pedagógica da ECO/CUT).